Na APOD de hoje temos uma montagem que reúne o Cometa Garradd (C/2009 P1) e o aglomerado estelar globular M15. Esta cena seria uma recompensa para um influente caçador de cometas do século XVIII: Charles Messier.
Messier varria os céus de França à caça de cometas e catalogava cuidadosamente as posições dos objectos nebulosos que aparentavam ser cometas, mas que não se moviam em relação às estrelas de fundo e que portanto não eram cometas.
Sabe-se agora que M15 (em baixo à direita), o 15º registo do famoso catálogo de não-cometas, é um aglomerado de mais de 100.000 estrelas, estando localizado a aproximadamente 35.000 anos-luz de distância.
O cometa, descoberto em Agosto de 2009 pelo astrónomo G. J. Garradd (Observatório Siding Spring, Austrália) está no momento de passagem pela constelação Pégaso, a cerca de 13 minutos-luz da Terra.
Com um brilho de magnitude 9, o cometa Garradd irá aumentar de brilho nos próximos meses. Prevê-se que no pico de brilho, em Fevereiro de 2012, não será visível a olho nu por pouco.
Este cometa já tinha sido alvo de post aqui no astropt, para relembrar basta ver aqui e aqui.
Últimos comentários