A NASA assinou um acordo com a Virgin Galactic para que esta assegure os voos suborbitais da NASA. Este acordo é um marco importante na história espacial americana, uma vez que é a primeira vez que a NASA recorre a uma empresa comercial para assegurar voos espaciais. Além disso, este acordo reforça o valor do acesso regular ao espaço por meios comerciais a uma série de aplicações científicas e educacionais.
O “Flight Opportunities Program” é um programa que aumenta o investimento em veículos privados que levará a novas descobertas e a benefícios reais aos contribuintes, segundo George Whitesides, Presidente e CEO da Virgin Galactic.
De facto, e na minha opinião, com o término do programa Shuttle e com a controvérsia em torno da NASA ter ficado sem acesso ao espaço, esta parece ser uma forma racional de resolver a questão, salientando que desta forma, a transferência de know-how da NASA para empresas privadas levará a um impulso da indústria espacial e do acesso das massas ao espaço.
Será desta que o turismo espacial se tornará um destino de eleição da população mundial em geral e não apenas de uma elite.
1 comentário
Foi a mencionado uma das sete empresas escolhidas para um contrato de 2 anos para voos sub-orbitais afim de se escolher o candidato que melhore sprocas preste no final deste perído de avaliação.
As empresas foram:
– Armadillo Aerospace, Heath, Texas
— Near Space Corp., Tillamook, Ore.
— Masten Space Systems, Mojave, Calif.
— Up Aerospace Inc., Highlands Ranch, Colo.
— Virgin Galactic, Mojave, Calif.
— Whittinghill Aerospace LLC, Camarillo, Calif.
— XCOR, Mojave, Calif.
Fonte: NASA
http://www.nasa.gov/home/hqnews/2011/aug/HQ_11-258_Flight_Opportunities.html