A imagem que partilhei com todos os leitores deste bog no post abaixo, foi hoje publicada como Earth Science Picture of the Day da NASA.
Podem aceder directamente à página através deste Link: http://epod.usra.edu/blog/2011/08/north-circumpolar-stars-observed-from-portugal.html
Num repentino olhar, mesmo de um astrónomo experiente, não é possível percepcionar o movimento rotativo que todas as estrelas parecem produzir em torno de um eixo imaginário que indica o Norte, e apontando na direcção de uma estrela que todos já conhecem, a Polaris, ou chamada “Estrela Polar”. No entanto, numa longa exposição fotográfica como esta que efectuei no nosso Alentejo ao longo de 3h30, foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a Estrela Polar. Esta estrela só não é mesmo pontual, porque não se encontra exactamente a norte, pois tem um ligeiro desvio.
Na imagem inferior legendada, podem ver-se indentificadas as principais constelações e também Canes Venatici, Draco, Cepheus e Camelopardalis.
Canon 50D -ISO1250 10mm F/4 Exp.30s por cada imagem. Integração total de 420 imagens.
Estas e outras imagens em: http://www.astrosurf.com/astroarte/skyscapes.htm
2 comentários
Obrigado José pelos comentários 😉
Um abraço amigo
Miguel Claro
Claro! Mais uma vez a assinatura do nosso Miguel Claro.
Boa astrofotografia Miguel.
Abraço.