Geometria do Universo e Modelos de Expansão


Na Relatividade Geral a curvatura do universo é determinada por uma constante chamada k. Se k=0 então o universo é euclidiano, ou seja, é um universo liso. A constante k está relacionada analíticamente  com a constante de Hubble (H0) e o inverso desta constante dá-nos o tempo de Hubble (tHubble) que, ao multiplicar pela velocidade da luz, nos dá a distância de Hubble (ver mais neste pdf).

O redshif (z) pode ser obtido através da observação do espectro de absorção. É o deslocamento das linhas do espectro devido ao movimento entre a fonte emissora dos fotões e o observador, isto é, o effeito Doppler.

A única componente da velocidade de um corpo com velocidade linear é a expansão do universo, que depende da sua própria geometria. Por isso determinar se o universo é curvo ou linear e a intensidade de curvatura é importante pois influencia uma série de factores, como neste caso a determinação das velocidades dos corpos através do redshift.

Modelo de Friedmann-Lemaître

A dinâmica do universo é descrita por 2 equações de campo de Einstein que originam uma terceira equação. Estas três equações representam a conservação da energia e continuidade da matéria.

Os modelos de Friedmann-Lemaître correspondem a 3 soluções para estas equações. Elas dão a evolução do factor escala, para ΩɅ=0 e ΩɅ≠0. Cada modelo apresenta a hipótese de um universo com curvatura aberta (k=-1), curvatura crítica (k=0) e curvatura fechada (k=+1). O resultado gráfico são seis curvas: Aberto, crítico e fechado sendo que, cada uma destas geometrias tem 2 curvas associadas.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Hoje estava vendo um vídeo do Carl Sagan sobre as teorias do big bang e os modelos a explicar se o Universo é fechado,se aberto ao infinito.Na hora lembrei de um livro espiritualista do filosofo italiano Pietro Ubalde( A grande síntese), nesta obra balde defende defende,a exemplo da cultura indiana, o Universo viver um movimento peristáltico,ou seja,ele se expande e se contrai purificando a sua energia. Acho muito interessante esta idéia para entende o big bang. No video do Carl Sagan,se entendi, ele deixa este ponto em aberto, o que acham ? Não sou físico mas me interesso por estas questões.

    1. Francisco,

      Noto que comenta quase sempre com base na espiritualidade.
      Note que este sítio é de ciência, de evidências, de racionalidade. Não das crenças individuais de cada um 😉

      As evidências atuais apontam para uma morte fria do Universo, que se irá expandir continuamente.

      abraços

  2. Obrigado,

    Penso que esteja melhor agora.

  3. Olá Dário,

    só uma pequena correcção:

    >> A constante k é a constante de Hubble (H0)

    k não é a constante de Hubble, embora estejam relacionadas analiticamente (mais especificamente atraves do parametro de Hubble).

    k é uma constante que assume valores +1, 0 ou -1 consoante o Universo seja fechado (esfera), plano, aberto (hiperbolide). A constante de Hubble mede, num dado instante, a velocidade da expansão do Universo e tem unidades km/s/Mpc.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.