Vamos viver para Vénus?
Vénus é um inferno à superfície.
Mas é possível viver em Vénus. 50 kms acima da superfície, nas nuvens de Vénus, a pressão atmosférica é de 1 bar (como na superfície da Terra), e a temperatura é de entre 0ºC e 50ºC (semelhante à que estamos habituados na Terra).
É certo que a atmosfera de dióxido de carbono, e as chuvas de ácido sulfúrico nos matariam, mas se tivéssemos materiais para nos proteger, então poderíamos viver lá.
Geoffrey Landis, um cientista do Glenn Research Center da NASA, diz que poderemos viver em Vénus, nas nuvens de Vénus, em cidades flutuantes dentro de redomas.
Através da página de facebook, o astroPT está a alugar alguns apartamentos nessas cidades flutuantes.
Aproveitem enquanto estamos com promoções 😀
Claro que a viagem até lá é da vossa responsabilidade… 😛
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
28 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Oi, tudo bem? Sou um fã do seu blog. Astronomia é algo que me faz viajar bastante. Outro dia estava pensando em como Terraformar o planeta Vênus. Cheguei ao seguinte plano: primeiro nós tiramos Mercúrio de órbita e o levamos até as cercanias de Vênus. Dessa forma, Mercúrio seria um satélite de Vênus e estabilizaria seu movimento, assim como a Lua faz com a Terra. Além disso, tiraríamos os gases de Vênus e os enviaríamos para Mercúrio, onde o soterraríamos. Assim, a pressão sufocante de Vênus seria aliviada para permitir a ocupação humana. Depois disso, mandaríamos inúmeros cometas para colidir com Vênus, de forma a deixá-lo cheio de água. Daí jogaríamos umas bactérias lá, produziríamos oxigênio e, assim, teríamos uma nova Terra. O processo levaria em torno de 800 a 1500 anos e consumiria alguns sextilhões de dólares, mas ainda assim valeria a pena. Além de Marte terraformada, teríamos duas Terras idênticas. O que vc acha?
Author
Acho totalmente inviável 😉
Pessoalmente, não sou adepto das ideias de terraformação:
http://www.astropt.org/2014/03/19/terraformacao-um-conceito-inviavel/
Mas aquilo que o Cézar falou vai além da terraformação: quer mudar planetas de órbita e torná-los luas de outros planetas.
Se para a terraformação são precisos, no mínimo, dezenas de milhares de anos… para o seu projeto precisaria de alguns milhões de anos 😉
E, fico sem saber, porque quer terraformar Mercúrio e Vénus? Qual a vantagem disso?
abraços
É um ambiente a mais para viver. Quanto mais planetas colonizarmos, maior o tempo de existência de nossa civilização. Estou olhando de uma perspectiva civilizatória. Se ficarmos confinados em nosso planeta, viveremos menos. Uma explosão de estrela Wolf-Rayet (a WR 104) pode nos atingir e acabar conosco. O sol pode causar grandes transtornos e inviabilizar nosso progresso como civilização varrendo nossa atmosfera ou fazendo a repetição de Carrington. Pode existir uma invasão alienígena ou uma chuva de meteoros, como ocorreu em Júpiter há duas décadas. Por isso, eu acho que devemos povoar tudo o que podemos. E mais uma vez: acredito na tecnologia. O que hoje demora milhões de anos, amanhã vai demorar meio século.
A mesma tecnologia de sustentação (com alterações para a nossa atmosfera) não poderia ser usada para cidades flutuantes aqui mesmo no planeta terra? Se a questão fosse apenas a superpopulação, não seria necessário deixar o planeta.
Author
True… 😉
Não sei por que alguém gostaria de viver em Vênus, mas…
Além do que, é só esperar mais um tempinho que o ambiente apocalíptico pode ser na Terra mesmo. =P
ou podemos nos esforçar para tornar o nosso planeta ainda mais habitável
Vênus tem problemas climáticos enormes.
Por exemplo:
A falta de água é um grande problema por lá.
A proximidade do Sol, ausência de camada de ozônio, somado ao campo magnético quase desprezível permitiu que o UV solar destruísse as moléculas de água e o hidrogênio, leve, subiu para as camadas da alta atmosfera. Sem a proteção de um escudo magnético o vento solar arrastou-o para o espaço. Sem Hidrogênio, não há água por lá (nada de H2O). 🙁
bem vénus é sua superficie é quente mais quem sabe um dia os cientistas ou algum humano pode fazer alguma ropa espacial mega forte ou talves algum aparelho é tal quem dize que o homeme não pode voar? 🙂
Em uma ficção que li de Arthur C. Clarke, 3001 – A Odisséia Final, o planeta Vênus estava sendo terraformado. Eram trazidos grandes asteróides de gelo do Cinturão de Kuiper, para formarem grandes oceanos sobre o planeta! 🙂
pois penso que pode ser a suloçÃo para a super população , pois a terra não vai comportar tanta gente pra sempre,
certo?
Nem pensar.
1º – a possibilidade de viver em Vénus estará ainda a séculos (milénios?) de distância.
2º – já imaginou a quantidade de naves espaciais que seriam necessárias para tirar da Terra 200.000 pessoas por dia? (e isto só para que a população não aumentasse)
Author
Jaculina,
E se levarmos só eu e os meus amigos? 😛
O ar é mais leve, mas e a gravidade, é maior ou menor?
Author
É bastante semelhante à Terra. Só ligeiramente menor 😉
Desculpa, perguntei no post errado. 😛
Carlos Oliveira, saberia me dizer qual é o diâmetro, massa e a composição do asteroide C/2012 S1 (ISON)?
Grato… xD
Author
http://www.astropt.org/2012/09/25/novo-cometa-c2012-s1-ison-visivel-a-olho-nu-em-novembro-de-2013/
abraços
Até chegar o dia que o ser humano terá tecnologia pra isso acho que a humanidade já terá sido extinta da Terra pela sua própria ganância.
Em vez de sermos inteligentes o suficiente para se proteger e viver lá…. Deveriamos ser inteligentes o suficiente para não precisarmos ir pra lá destruindo aqui ! aqui tá ótimo !
CONCORDO,
mais a terra não vai comportar a super população pra sempre , viver la pode ser uma das saidas para conservar nosso lar (TERRA )
Como faz para flutuar?
Author
O nosso ar é mais leve que o ar de lá 😉
“In looking at Venus, the fact that struck Landis the most is that Earth’s atmosphere of nitrogen and oxygen would actually float in Venus’ atmosphere of carbon dioxide. “Because the atmosphere of Venus is CO2, the gases that we live in all the time, nitrogen and oxygen, would be a lifting gas. On Earth, we know to get something to lift, you need something lighter than air. Well, on Venus, guess what? Our air is lighter than air, or at least lighter than the Venus atmosphere.””
😉
Sendo o nosso ar mais leve, teríamos então que levá-lo pra lá para podermos flutuar lá, é isso?
Author
Dentro das redomas, teria que ser o nosso ar 😉
Eu prefiro a Atlantis…
Só precisamos de voltar a Pandora, acabar com os nativos e roubar o unobtainium para fazer cidades flutuantes. É canja 😛
Se formos “inteligentes” o suficiente, havemos de o fazer!
[…] – Planetas: Mercúrio (dia). Vénus (viver). Júpiter (núcleo a derreter, 65 luas, JUNO). Saturno (anel gigante, tempestade, oposição). […]