O espectacular desenvolvimento tecnológico a que temos assistido aumentou enormemente a nossa capacidade e rapidez de comunicação, para além de ter alterado a forma como nos relacionamos uns com os outros, como o Astropt já ilustrou num post anterior. Com efeito, as redes sociais tiveram o condão de nos colocar em contacto quase permanente, com todos os prós e contras dessa situação.
Um dos contras, como todos nós sabemos, é a proliferação de espécimes que são conhecidos como Trolls. E há-os em todas as formas e feitios, desde os que pouco pescam de determinados assuntos até aos que, embora cultos e literados, tomam os restantes por parvos. Convém ressalvar que na vida dita “real” também os temos, mas nas redes sociais a sua visibilidade é muito maior e o seu veneno espalha-se mais facilmente.
Infelizmente, ninguém está isento deles… nem de, em dado momento, sucumbir à provocação, esquecendo a máxima “nunca discutas com um idiota, pois este leva-te para o seu nível e ganha-te em experiência” e a regra de ouro “do not feed the trolls”.
Ou, dito de outra forma:
2 comentários
Author
Dinis, excelente questão!… Penso que em breve se imporá uma netiqueta, sem dúvida! Para já é imposta por cada proprietário de cada site, página, blogue, mural de fb, etc… costuma-se criticar quem modera ou censura comentários na sua própria página, alegando que há que respeitar a liberdade de expressão e que “mas isto é uma ditadura ou quê?”, mas a verdade é que cada leitor/visitante de uma página é um convidado, e como tal dever respeitar as regras de etiqueta que são, nada mais nada menos, do que simples regras de boa educação para uma boa convivência entre todos.
Ora, o mundo está cheio de pessoas mal educadas e de trolls. A internet não é excepção. Se nem no mundo real há educação para todos, o que esperar no mundo virtual onde é mais fácil extravasar e atacar os outros?…
Como estamos em Setembro, lembrei-me do “Eternal September”
http://en.wikipedia.org/wiki/Eternal_September
Gostava de saber se alguma vez foi feita uma sondagem para se saber a percentgem de pessoas que sabem sequer o que é a ” Netiquette”.
Netiquette (short for “network etiquette” or “Internet etiquette”) is a set of social conventions that facilitate interaction over networks, ranging from Usenet and mailing lists to blogs and forums. http://en.wikipedia.org/wiki/Netiquette
Net Netiqueta (do inglês “network” e “etiquette”) é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
Será que as escolas deveriam ensinar formalmente a Netiqueta (há outro nome?)
Should schools teach students netiquette?
http://www.edutopia.org/poll-netiquette
Conduct Control on Usenet
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1083-6101.1997.tb00197.x/full