Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
2 comentários
Quando li pela primeira vez sobre as previsões da NASA a respeito das regiões da Terra nas quais os restos do UARS poderiam cair, também achei que se tratava de uma piada. Diziam que estendia-se do Norte do Canadá ao Sul da América do Sul. Bom, pensei eu, pelo menos os habitantes do Alaska, ou aqueles que moram abaixo da Terra do Fogo poderiam ficar tranquilos. Muito engraçado o video. O pior é que o perigo existe, apesar de pequeno. A região em que moro, no Estado de São Paulo, Brasil, está na rota, e como há uma diferença de 4 horas a menos, em relação à Portugal, se são 18:00 horas de sexta (23) aqui onde estou, acho que vou cancelar meus passeios fora de casa, a partir das 20:00 horas desta noite. Só volto a sair depois que os restos já tiverem caído. É que do jeito que ando azarado ultimamente…
Achei importante saber por este blog que talvez não tenhamos que passar mais tantas vezes por isso de novo, já que nos satélites mais recentes, são previstos mecanismos de controle na reentrada. Não é muito confortável saber que a NASA , nestas horas, fica apenas contando com a sorte. Fiquei pensando: Não vejo garantia nenhuma no fato de que nunca houve até hoje um acidente atingindo pessoas. Para mim , isso não impede que aconteça um dia. E daí, como é que ficariam as estatísticas?
Author
A NASA não pode fazer nada, porque qualquer missão teria que ser aprovada pelos políticos 🙁
Daí que eu até acharia bem cair aqui pelos EUA…
Excepto para as pessoas que morressem, o resto das pessoas ficariam mais seguras no futuro, porque finalmente os políticos perceberiam que o risco existe… e devem dar $$$ para prevenir isso.
E mesmo assim, não sei… porque há muitos políticos anti-ciência por aqui… 🙁