O gigantesco complexo de manchas solares 1302 tem estado a produzir violentas erupções nos últimos dias. No passado Sábado, pelas 10:40 (hora de Lisboa), libertou uma espectacular erupção classe X, a segunda na região em menos de 3 dias! O fenómeno esteve na origem de uma ejecção de massa coronal que, no entanto, teve poucos efeitos no campo magnético terrestre.
O Solar Dynamics Observatory registou uma erupção solar classe-X1,9 na manhã do dia 24 de Setembro de 2011. Reparem na violenta onda de choque que se propagou pela coroa solar em direcção a sul.
Crédito: SDO/NASA/Helioviewer.
A região activa 1302 sustenta neste momento um complexo campo magnético beta-gama-delta, com energia suficiente para mais erupções classe M e X, pelo que poderá ocorrer um aumento considerável da actividade geomagnética nos próximos dias.
A AR1302 destaca-se no disco solar pela sua dimensão, como se pode observar nesta imagem obtida no dia 26 de Setembro de 2011 pelo Solar Dynamics Observatory.
Crédito: SDO(NASA)/AIA.
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Olá!
Tenho acompanhado o seu blog e gosto muito das informações.
Achei este arquivo e tenho uma pergunta para fazer (na verdade tento obter informaçòes)
Estou um tanto irritada com todas as datas que o Elenin tem para o fim do mundo (parece que nunca acaba), e agora tem um maluco que tá me falando o seguinte: que por conta da passagem do Elenin nos tres dias de setembro (acho que 25, 26, 27) houveram explosões da classe M em todos esses dias, e na mesma mancha (no caso essa ai tal da 1302).
Bem, eu tentei procurar na internet alguma mancha antiga com tanta atividade como esta e que tenha tido explosões classe M dias seguidos tb.
Ocorre que não consegui achar nenhum site que obtenha essas informações. Vc poderia me ajudar a achar???
Grata,
Olá,
Não houveram explosões de classe M em todos esses dias. Ou melhor, nada desses dias foi diferente de todos os outros dias. Houve sim, como diz este post: “No passado Sábado, pelas 10:40 (hora de Lisboa), libertou uma espectacular erupção classe X, a segunda na região em menos de 3 dias!” Ou seja, foi nos dias anteriores.
No passado houve explosões semelhantes:
http://www.astropt.org/2011/09/07/mais-uma-erupcao-solar-classe-x/
Explosões de classe M são fortes. X são bastante fortes. Logo, dar relevância às explosões M não faz sentido.
http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_flare#Classification
Quanto ao cometa Elenin, nada tem a ver com explosões do Sol.
http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/
E nos dias referidos não se passou nada:
http://www.astropt.org/2011/09/26/3-dias-de-escuridao/
http://www.astropt.org/2011/10/01/voltei-da-escuridao/
abraços
Auroras por todo o céu dessa maneira,WOOOOWW
espero que enquanto eu estiver vivo possa ver uma cena dessas…
adorei a explicação o link..continuem assim eim!!!Vocês todos são incríveis e muito inteligentes,como eu queria ter condições de estudar astronomia,um dia eu chego lá
ABRAÇO Sérgio!
Eu me pergunto,quão grande já foram essas ejecções antes de “nós” termos tecnologia para observalas,ou então,quão grande são outras ejecções universo a fora.
Author
Álisson,
De facto, o Sol já se manifestou de forma muito mais violenta no passado: http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_storm_of_1859. Sabemos também que é uma estrela relativamente dócil quando comparada com outras.