Últimas imagens do cometa Elenin

Já tínhamos dito Adeus ao cometa Elenin.
Grande parte das informações sobre o cometa Elenin, recebemos de astrónomos amadores, que em diversas partes do mundo foram observando a progressão do cometa Elenin.

Por exemplo, foi através das observações do astrónomo amador Michael Mattiazzo que percebemos que o cometa se estava a desintegrar no início de Setembro. Mais fotografias amadoras a partir da Austrália, permitiu-nos perceber, sem qualquer dúvida, em meados de Setembro, que o cometa tinha desaparecido.
A conclusão era óbvia: o cometa desfez-se em pedaços.


crédito: Michael Mattiazzo

Já em Outubro, a 10 de Outubro, Nick Howes e o astrónomo amador italiano Ernesto Guido tiraram fotografias ao cometa e nada viram (apesar de terem visto alguns asteróides):

A 17 de Outubro, tentaram de novo, e não o viram. Os detritos do Elenin devem ser tão pequenos, que muito dificilmente serão visíveis.

A 21 de Outubro, o mesmo Nick Howes, o astrónomo amador Ernesto Guido e o astrónomo amador Giovanni Sostero, resolveram trabalhar em conjunto de modo a verem se realmente viam pelo menos uma ténue nuvem de detritos.
E… sucesso! Viram uma nuvem muito ténue de detritos:

No dia 22 de Outubro, foi o astrónomo amador Ronald Ligustri que viu a ténue nuvem constituída pelos detritos do cometa Elenin:

Crédito: Ronald Ligustri

No dia 23 de Outubro, os astrónomos amadores Ernesto Guido e Giovanni Sostero voltaram “ao ataque”, melhorando a técnica e conseguiram ver a nuvem de pequenos detritos com maior claridade:

Crédito: Ernesto Guido, Giovanni Sostero, Nick Howes


Vejam a animação, aqui.
Photobucket

Como se percebe, o nosso conhecimento do que aconteceu ao cometa Elenin veio sobretudo de astrónomos amadores (que não pertencem a qualquer instituição).
E os resultados das observações deles são claros: o cometa Elenin desintegrou-se em pequenos pedaços – agora ainda mais pequenos do que estavam no mês passado -, que formam agora uma muito ténue nuvem (vê-se pior do que asteróides), que se encontra já muito distante do planeta Terra e está a caminho dos confins do Sistema Solar.

O cometa Elenin, acabou!

10 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Prezado Carlos,
    O Eleni ira passar próximo a terra em 23/09/2017 causando grandes transtornos.

    1. Cleide, não sei quem é o Eleni…

      Se está a falar do cometa Elenin passou em 2011, numa altura em que os vigaristas andavam a dizer que iria colidir e “causar grandes transtornos”.

      Na verdade, como sempre dissemos, não causou coisíssima nenhuma…

      abraços

    • Adriano Braga on 20/12/2011 at 20:41
    • Responder

    E o que tem de verdade sobre o alinhamento dele com a terra , o sol e no mesmo período está ocorrendo terremotos ??

  2. Se o cometa foi destruído, porque no site http://www.apolo11.com ele aparece neste mesmo dia de hoje 23 de novembro de 2011

    Não sou nenhum conhecedor de astronomia, mas estou começando a iniciar meus estudos na área, então fica a pegunta ele foi mesmo destruído, ou o site está completamente errado?

    site para verificação : http://www.apolo11.com/ceu/

    1. Olá,

      Porque os destroços dele continuam a seguir a mesma órbita que já tinha sido calculada 😉

      Para eles terem tirado estas fotos à “nuvem”de destroços, tinham que saber a órbita do cometa e saber onde ele estava exactamente 😉

      Daqui por 11.000 anos poderá vir por aqui novamente e termos uma chuva de estrelas 🙂

      abraços

  3. AVISO GERAL

    O sr. Cometa Elenin recebeu tantas denominações (anã-marrom, trouxe nave alienígena, buraco negro, cluster, etc.) que criou uma boca e disse que nunca mais passaria aqui na Terra – pra ele, a nuvem de Oort é um local muito mais seguro 😉 Segue na íntegra seu último comentário:

    “BYE BYE PRA NUNCA MAIS!!!”

    1. Eu fazia o mesmo, se fosse a ele 😛

      Infelizmente, não me parece que ele chegue à segurança da Nuvem de Oort 😛
      Nem que a gente fosse ter com ele e juntasse os pequenos pedaços com cordel 🙂 eheheeh 🙂

        • Cavalcanti on 27/10/2011 at 16:31

        Segundo fontes seguras 😉 o sr. Cometa Elenin se encontrou com sr. Asteróide 2005 YU55 num drive thru “asteródico” em Marte e o mesmo, ao saber dos eventos recentes sobre o sr. Cometa Elenin, está pensando seriamente em dar meia-volta e voltar de onde veio, adiando seu periélio e seu perigeu…

  4. Apesar de grande parte das informações e imagens do cometa Elenin nos serem dadas por astrónomos amadores, que não pertencem a qualquer instituição e que não têm qualquer ligação à NASA… e qualquer pessoa pode ser um astrónomo amador… mesmo assim há vigaristas que parvamente atacam a NASA dizendo que a NASA anda a esconder informações sobre o cometa, e que as informações sobre o cometa Elenin (que nos são dadas por astrónomos amadores) são mentiras da NASA (quando a NASA nunca teve qualquer interesse neste cometa insignificante).
    http://www.astropt.org/2011/10/25/evoluindo-sempre-so-se-for-em-burrice/

    Enfim…

  1. […] Sol, diminuição, desintegrar, dias de escuridão que passaram, desaparece, adeus, 16 de Outubro, últimas imagens. Terramotos. Cometa Honda será que nos matou? Hipócritas. Cometa ISON: informações, descoberta, […]

  2. […] está invisível, e ficou visível devido a uma tempestade solar. Quiçá até forem estes ETs que pulverizaram o cometa Elenin As naves têm basicamente as mesmas características (até a invisibilidade) que vemos em filmes […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.