Halley
O Google lembra-nos hoje que Edmond Halley nasceu há 355 anos.
Halley foi um dos astrónomos mais importantes de sempre, contribuindo para uma variedade de conhecimento astronómico e não só.
Uma das contribuições mais importantes em que ele teve participação indirecta, foi que Newton não queria publicar tudo aquilo que tinha descoberto. Sim, iríamos ficar sem o conhecimento de Newton! Foi Halley que o convenceu a publicar e foi Halley que pagou todas as despesas de publicação do livro, porque percebeu que a Humanidade não poderia perder todo o conhecimento importantíssimo descoberto por Newton.
Halley foi também o primeiro astrónomo a teorizar que os cometas seriam objetos periódicos. E fez previsões, prevendo que um determinado cometa iria passar novamente pela Terra no ano de 1758.
Sabem como se chama agora esse cometa? 😀
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
2 comentários
Edmond Halley.
Esse sim foi um verdadeiro profeta! 😀
Claramente. Haha
“Foi Halley que o convenceu a publicar e foi Halley que pagou todas as despesas de publicação do livro…”, sem duvida que a humanidade deve-lhe um enorme reconhecimento. A PREOCUPAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, um homem com principios bem claros e que os torna REALIDADE.
Abraço