É raro ver o Stephen Colbert out of character (sem representar a sua personagem homónima), mas é isso mesmo que acontece nesta entrevista a Neil deGrasse Tyson, director do Hayden Planetarium e grande divulgador de ciência e do pensamento racional, na Montclair Kimberley Academy em New Jersey (EUA). Ao contrário do que a sua personagem televisiva quer dar a entender, o Colbert é um brilhante apoiante do conhecimento científico e usa a ironia e a comédia para alertar e esclarecer a população para os perigos da ignorância.
E aqui já meio respondo à pergunta que se segue…
Colbert e Tyson, que têm eles em comum? Como realça, e muito bem, o responsável da MKA:
Ambos partilham o amplo objetivo comum de compreender o mundo que nos rodeia, usando uma estratégia comum. Ambos observam as estrelas, sejam elas humanas ou celestiais, para procurar evidencias de como o nosso mundo funciona, embora Colbert seja mais duro com os sujeitos da sua observação enquanto que Tyson é apenas conhecido por ter “dado cabo” de Plutão! Partilham métodos nos seus campos, quer seja pela busca de evidências sobre como o mundo e o universo funcionam, quer pela criação criativa de perguntas e testes pelos quais a verdade de quem têm pela frente pode ser avaliada. Partilham também características com Shakespeare: o desejo de dar às suas audiências uma lente pela qual podem observar o mundo sob um novo ponto de vista e não apenas como os outros o veriam…em suma, o seu trabalho dá ao mundo um pouco mais daquela substância preciosa que é a verdade, ou truthiness, como lhe chama o Stephen Colbert.
Algumas das perguntas interessantes e sempre provocatórias do Stephen Colbert incluem:
– É melhor saber ou não saber? É o conhecimento sempre bom?
– Se as pessoas não valorizam a ciência, quer isso dizer que valorizam a ignorância?
Adivinhem a resposta do Neil…
– Deveria ser permitido aos cientistas fazer tudo o que querem fazer?
Esta não tem uma resposta tão fácil, mas o Neil faz uma análise lúcida e brilhante da temática…nada que surpreenda!
E mais não digo…
Enjoy!
Uma versão mais longa, com introdução aos evento e convidados, pode ser vista aqui.
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Finalmente vou poder ver este vídeo, obrigado Diana. :))
Author
De nada, Manel!
As coisas boas são para partilhar e difundir, não é? 😉
fantástico vídeo 🙂
Author
É mesmo! 😀
Author
Vê mesmo porque tem umas pérolas brilhantes mais lá pelo meio…é tão bom ver duas pessoas inteligentes a conversar! E, se ainda por cima têm bom humor…oh oh, é a cereja no topo do bolo!
E claro, malha-se nos pseudos que é uma maravilha….mas com muita subtileza!
Há também uma boa secção de perguntas-respostas…onde até Apophis, o cometa que efectivamente parece que vai atingir a Terra, por lá dá o ar da sua graça 😉
Vou guardar para ver mais tarde 🙂