O que fazer para ser Astrónomo?


Devido a este post, pareceu-me apropriado escrever sobre o que deve fazer um estudante do ensino secundário, para se tornar astrónomo em Portugal.

Antes de mais, há que explicitar o que significa “astrónomo” neste contexto:

– Há aqueles que fazem da observação astronómica um hobbie, mais conhecidos como astrónomos amadores. O tema deste post não é sobre estes.

– Há aqueles que fazem da investigação em astronomia a sua profissão. É sobre estes, sobre os passos a seguir para se tornarem astrónomos profissionais que falarei neste post.

Deixem-me começar por desfazer algumas ilusões. Aqueles que julgam que o que um astrónomo faz é observar o céu, noite após noite, num grande observatório, desenganem-se. Se esta é a vossa ideia do que faz um astrónomo, então o caminho a seguir é o de astrónomo amador.

É verdade que alguns astrónomos podem passar algum do seu tempo em observatórios (como o VLT), mas sempre por períodos muito limitados. As observações que obtêm em alguns dias ou semanas podem levar depois meses, ou mesmo anos para analisar nos seus gabinetes, até que se convertam em trabalho científico.

Mas voltando à questão: “O que fazer para ser astrónomo?”

A primeira coisa a fazer é seguir a via científica, em particular na área da física (preferencialmente). A astrofísica moderna é física aplicada ao Universo por isso, boas bases em física e matemática são essenciais. Há ainda vertentes mais específicas que exigem também formação noutras áreas (como por exemplo a astrobiologia), mas sobre essas não falarei aqui.

Já no ensino superior, há vários caminhos para se tornarem astrónomos. Em Portugal há apenas uma Licenciatura em Astronomia, na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP). Este será o curso mais indicado para quem quer realmente ser astrónomo.

Para quem está na dúvida, no entanto, há outras licenciaturas mais genéricas que oferecem cadeiras opcionais ou até “minors” em astronomia, como por exemplo as Licenciaturas em Física da FCUP ou da FCUL.

Concluído o primeiro cíclo há que fazer mestrado e doutoramento. A escolha de locais para fazer estes graus em Portugal é variada, mas dou como exemplo os mestrado e programa doutoral em Astronomia da U.Porto, ambos com o apoio do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). É no CAUP que grande parte destes alunos desenvolve as suas teses.

Finalmente, depois do doutoramento, há que procurar um centro de investigação em astronomia para desenvolver a vossa investigação. Em Portugal não há muitos. O CAUP é o maior centro de investigação em Astronomia do país, seguido por dois grupos em Lisboa (CAAUL/FCUL e CENTRA/IST). Há ainda um pequeno grupo em Coimbra, e mais algumas pessoas espalhadas por outras instituições de ensino superior.

A oferta no estrangeiro é obviamente maior, mas com a oferta também aumenta a concorrência. Nada que desanime, pois há muitos astrónomos portugueses que trabalham ou já trabalharam em instituições de prestígio internacional, como o JPL (NASA), ESO, Observatório de Paris, ESTEC (ESA) entre outros.

A Universidade do Porto tem disponível a página Estudar Astronomia, com muita informação para os futuros astrónomos nacionais.

Ricardo Cardoso Reis
Núcleo de Divulgação
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

84 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Alessandra Sobrinho on 02/12/2023 at 02:22
    • Responder

    Boa noite
    Eu tenho mais uma questão.
    Eu li que quanto mais experiências científicas e sociais o indivíduo ter, mais chances ele terá de ser aceite numa universidade estrangeira. Então, eu gostaria de saber se poderiam indicar-me cursinhos, actividades, centros, feiras ou até mesmo organizações em universidades que eu possa frequentar estando no ensino secundário para eu indo melhorando e aprofundando os meus conhecimentos e aptidões em matemática, física e astronomia. Por favor
    Obrigada,
    Alessandra

    1. Olá novamente Alessandra,

      No local da sua residência provavelmente terá uma universidade perto. As universidades têm sempre cursos, palestras, etc, para o público e que poderá assistir. Eu próprio já realizei algumas dessas atividades.
      Um dos locais que deverá ver as atividades é nas universidades portuguesas com curso superior em engenharia aeroespacial. Existem sempre atividades colocadas naqueles quadros à entrada, a publicitar essas atividades.
      Também deverá ter centros Ciência Viva, que poderá visitar e assistir às diversas atividades.
      Além disso, tem outras atividades como Ciência Viva no Verão, concursos de robóticas, atividades no Pav. do Conhecimento, AstroFesta, etc, etc.

      Nós deixamos de atualizar essas atividades, mas pode ir lendo posts aqui, que várias dessas atividades vão-se mantendo todos os anos:
      https://www.astropt.org/category/actividades-de-divulgacao/

      abraços!

    • Alessandra Sobrinho on 02/12/2023 at 02:14
    • Responder

    Olá, eu sou a Alessandra e estou no 10°ano no curso de ciências e tecnologias. Gosto muito de astromia( e todo tipo de coisa ligada ao espaço), e gostaria de ser engenheira aeroespacial. Só que o problema é que a minha média precisa ser muito alta então eu gostaria de saber se nas universidades do exterior(especificamente Reino unido) também existe tamanha exigência para ingressar no curso.
    Eu também tenho pensado em ser astrofísica mas não estou muito convencida com as saídas profissionais e tudo mais, já que sendo eng. aeroespacial eu posso atuar em várias áreas da ciência.
    Então eu queria alguns conselhos seus em relação a esta situação, porque eu estou totalmente perdida
    Obrigada
    Alessandra

    1. Olá Alessandra,

      Sendo no Reino Unido ou em Portugal, há sempre universidades com maiores médias e outras com menores médias de entrada.
      Tem que procurar universidades que se adaptem melhor às suas médias. 😉

      Eu estudei no Reino Unido (UK). Mas na altura, a UK – United Kingdom esteve na União Europeia. Por isso, as propinas, por exemplo, foram pagas por fundos europeus.
      Agora, a UK já não está na União Europeia. Por isso, imagino que seja mais difícil estudar lá.
      Já pensou noutros países da união europeia?

      abraços!

    • Miguel Ferreira on 15/03/2021 at 21:09
    • Responder

    Boa noite,
    Pro ano vou para o ensino universitário e queria seguir astronomia mas estive a pesquisar e não existe licenciatura em astronomia em Portugal..
    Devo seguir uma licenciatura em Física e depois tirar mestrado e douturamento em Astronomia??

    Obrigada.

    1. Portugal tinha uma licenciatura em Astronomia na Universidade do Porto. Entretanto essa licenciatura foi temporariamente suspensa. Não sei se já voltou ou não.
      O melhor era o Miguel contatar a Univ. do Porto e perguntar diretamente.
      Contate o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, que eles respondem.

      Se ainda não existir novamente essa licenciatura, então o melhor é – tal como disse o Miguel – seguir Física e posteriormente Astronomia.

      Ou então, tentar fora de Portugal 😉

      abraços!

    • Tomas Cardoso on 09/09/2020 at 19:05
    • Responder

    Tomás Cardoso
    Li em algum lado que Para se trabalhar como astrónomo é preciso saber programar ?

    Gosto muito dos vossos posts continuem assim

    1. Olá Tomás,

      Depende muito do que quiser fazer em astronomia.
      Existem muitas avenidas dentro da “astronomia”.

      Mas é verdade que, tal como no resto da vida, os computadores são ferramentas muito importantes na pesquisa astronómica. Daí existir muito conhecimento na área informática para se realizarem certos trabalhos.

      abraço!

    • Tomás Henriques on 23/06/2020 at 21:19
    • Responder

    Eu vou agora para o 10º ano e gostaria de saber mais sobre os vários empregos, astronomia, astrofísica, astrobiologia, geologia planetária entre outras. Poderiam explicar-me mais sobre cada uma ou indicar sites para o fazer?
    Mais uma coisa, eu gostaria de fazer a universidade em Lisboa e gostaria de saber as melhores opções para os meus estudos nesta área incrível.

    1. Tomás,

      Sobre empregos, tem muitos, como em todas as áreas.

      O Tomás deve seguir aquilo de que gosta mais.
      O que gosta mais?
      Se gostar de física, deve seguir física.
      Se gostar de geologia, deve seguir geologia.
      Se gostar de biologia, deve seguir biologia.

      Na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem estas licenciaturas:
      https://www.ulisboa.pt/info/licenciaturas-1o-ciclo

      Seja como for, deve seguir, para já, na escola secundária, a área de ciências.
      Tem ainda vários anos para pensar na faculdade 😉

      abraço!

  1. Bom dia. Chamo me Emma e estou no 9° ano. Quero ir para a área da astronomia (astrofísica se calhar) e queria perguntar que disciplina escolher no 10°ano. Não sei se ei de escolher Geometria Descritiva A ou Biologia e Geologia.

    1. Oi Emma,

      Dentro da astronomia, o que você gosta mais?

      A matemática é sempre essencial.

      No entanto, se gostar mais de astrobiologia, então deverá escolher biologia.

      Se gostar mais de geologia planetária (estudar os planetas no universo), então pode escolher geologia.

      Tudo depende daquilo que gostar mais dentro da astronomia.

      Tudo depende dos seus gostos e daquilo que a fará mais feliz.

      Se fosse eu (os meus gostos), se a escolha é entre Geometria Descritiva OU Biologia e Geologia, eu escolheria Biologia E Geologia.
      Eu sempre fui muito mau a desenho e em projeções. E sempre gostei de astronomia, e vida (biologia) no universo.

      Mas a escolha é sua!
      Deve escolher aquilo que lhe dá mais prazer de conhecimento.

      abraço!

  2. Bom dia.
    Eu chamo-me Constança e sempre gostei de Astronomia.Na verdade,a profissão que eu gostaria de desempenhar era astrónoma.
    Num trabalho escolar sobre uma profissão à nossa escolha (eu escolhi astrónoma,claro!), é preciso completar as áreas e os cursos que se têm/pode seguir para se tornar astrónoma. Eu já pesquisei em muitos sites contudo,continuo com dúvidas quanto aos tópicos anteriores:áreas,cursos e saídas profissionais. Eu apenas tenho 13 anos,daí não saber muitas dos temas que temos que completar. Contudo,estava na esperança de que me poderia ajudar, indicando-me qual a área que se deve seguir, o curso,as saídas profissionais,etc.
    é porque há tanta informação na internet (recurso onde temos que pesquisar ) que eu fiquei confusa.
    Agradeço que me ajude e obrigada pela atenção e desculpe por qualquer incómodo causado.
    Aguardo resposta.

    1. Constança,

      Deve seguir a área de ciências. Conseguir compreender bem os temas de física, química, matemática, biologia, etc.

      Quanto às saídas profissionais, depende da área, dentro da astronomia, que quiser seguir.
      Veja as nossas categorias: muitas delas têm “astro”. Astrofísica, astronautica, astrobiologia, geologia planetária, e muitas outras.
      Pode ler alguns dos nossos artigos, onde pode ver investigadores de muitas áreas distintas que trabalham em astronomia.

      Tudo depende, depois, daquilo que quiser seguir. Daquilo que gostar mais dentro da astronomia.

      abraços

    • Filipe Pratas Pêgas on 13/10/2018 at 17:16
    • Responder

    Olá, eu estou no 10° ano e à alguns anos que estou a pensar em seguir astronomia mas ainda tenho algumas dúvidas, por isso decidi vir aqui esclarece-las! A minha dúvida principal é como um astrônomo trabalha e quanto recebe em portugal, também rebebe pelo seu trabalho de pesquisa ou não? Durante o mestrado acho que se recebe uma bolsa, também gostaria de saber qual o valor da bolsa! Eu também gosto muito de astrobiologia embora não saber muito bem o que um profissional faz, tal como os astrônomos. Também ainda não sei quais as médias para se entrar neste curso, e não há uma opção em lisboa para este curso? E quais são os locais de trabalho para um astrônomo em portugal? Eu acho que é preciso ter uma personalidade apropriada para esta profissão, como posso saber se esta é a profissão certa para mim?
    Bem acho que estão todas as minhas dúvidas!
    Já agora muitos parabéns pelo site, está muito bom mesmo!

    1. Filipe,

      Os astrónomos têm diferentes personalidades. Os astrónomos são pessoas, e as pessoas têm diferentes personalidades.
      Isto é válido para astrónomos ou para qualquer outra profissão 😉

      Os locais de trabalho são universidades, escolas, centros de investigação, instituições científicas, etc, etc, etc.

      A média depende do ano em que se candidatar… mas pode ver as médias de física, e já fica com uma ideia.

      Os astrónomos recebem pelo trabalho de pesquisa e pelo resto de trabalho que fazem (por exemplo, se dão aulas).
      Mas quem segue caminhos científicos não é pelo dinheiro 😉

      abraços

  3. Boa noite,

    O meu filho anda um pouco “perdido” em escolher o que seguir no ensino superior. Hj falou-me da Astrofisica. Sabe dizer-me as medias de entrada? Onde existe esse curso? Quais as saídas profissionais?
    Muito obrigada

    1. Sugiro que contacte o Centro de Astrofísica na Universidade do Porto, e veja se no próximo ano vão oferecer astrofísica.
      A não ser que ele queira seguir Física primeiro… e aí tem em quase todo o país.
      Ligado ao espaço, também tem engenharia aeroespacial, por exemplo.

      abraços e boa sorte

      P.S.: as saídas profissionais existem em todos os cursos. Ainda não é altura para pensar nisso 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.