Para fazer bom vinho é preciso alguma água, mas como saber qual a quantidade certa? O serviço GrapeLook da ESA pode dar uma resposta.
O GrapeLook usa medições de satélite para ajudar a decidir a quantidade de água da rega e a melhor altura para a fazer.
O serviço usa tecnologia que combina dados de observação da Terra e medições no terreno. Os valores de humidade do solo são enviados em tempo real para um centro de processamento através de uma ligação por satélite.
Para fazer uma gestão eficiente da água, os agricultores precisam de informação sobre a produção e consumo de água. O GrapeLook usa dados recolhidos por satélite para monitorizar a quantidade de água libertada pelas plantas, a quantidade de biomassa que cresce e a eficiência na utilização da água.
Processada toda esta informação, os mapas são colocados online, à disposição dos vinicultores e responsáveis pela rega através de um site baseado no Google Maps.
O GrapeLook foi testado este ano com um grupo de vinicultores de África do Sul. Os agricultores ligavam-se ao website com regularidade para verificar o estado da sua vinha.
O grupo também recebia previsões sobre a hidratação do solo e necessidade de irrigação dos seus terrenos.
Foi unânime entre os participantes da experiência que o GrapeLook era útil na monitorização da falta de água, do crescimento das plantas e na identificação dos problemas de irrigação. O serviço ajudou a identificar práticas mais eficientes e poderá contribuir para a redução dos custos, com a mão-de-obra, por exemplo.
O sistema deve aumentar a produção de uva, ao mesmo tempo que aumenta a qualidade do vinho – tudo isto baixando o consumo de água.
“Durante a fase de testes deste projecto os agricultores e as entidades gestoras dos recursos hídricos mostraram um claro apoio a um serviço desta natureza,” explica Olivier Becu, do gabinete técnico da ESA.
“Pode demorar alguns anos até que as comunidades de agricultores se apercebam das vantagens deste sistema e aprendam a confiar nele, mas para já, as autoridades sul-africanas estão dispostas a oferecer o serviço GrapeLook por mais uma estação.”
Annemarie Klaasse, especialista em gestão de recursos agrícolas da WaterWatch, sublinha: “O serviço GrapeLook torna evidente a forma como a tecnologia de satélite pode beneficiar os agricultores.
“Não só ajuda os agricultores a reduzir o uso de água, mas também aumenta a sustentabilidade e a produção. Os próximos passos são a expansão do serviço a outras culturas e áreas.”
O serviço foi desenvolvido pela empresa holandesa WaterWatch (NL), apoiado pela ESA através do Integrated Applications Programme e co-financiado pelo Departamento de Agricultura de Western Cape na África do Sul, em colaboração com a Universidade de KwaZulu-Natal e com o apoio do Departamento da Agricultura, Pescas e Florestas e da embaixada holandesa.
(retirado daqui)
1 comentário
Isto sim!!!
É evolução. Usar Ái Téc para produzir vinhaça da melhor!
Aguardemos pelos satélites para o whiskey e outras aguardentes e para a cerveja!
Vem ai um futuro promissor para a “isca”!
Chin chin…