Voo Sincronizado de Partículas
No Large Hadron Collider (LHC) foi detectado um efeito curioso. Em colisões de protões há a libertação de cerca de 110 novas partículas e, para surpresa, algumas parecem voar na mesma direcção.
Frank Wilczek, do MIT, revelou que “uma nova e profunda estrutura interna dos protões iniciais” parece estar a ser encoberta por estas colisões de alta energia. “Não é impossível que os gluões nesse meio possuam uma interacção, estejam correlacionados um com o outro e que essas interacções sejam passadas para as novas partículas.”
Ler mais aqui
Related
Dário S. Cardina Codinha
Frequentou o Mestrado Integrado em Engenharia Biológica na Universidade do Algarve e o curso de Biologia Celular e Molecular na Universidade Nova de Lisboa. Presidiu ao Núcleo de Engenharia Biológica da Universidade do Algarve.
Manteve o blog Universo Paralelo que está a dormir desde 2010. Apaixonado pela escrita criativa, sátira e humor.
Luta constantemente contra ideias falaciosas e teorias erradas. A realidade é explicada por um mecanismo chamado ciência e ela merece ser respeitada e seguida.
Desde os 11 anos que lê notícias sobre o Universo e recebeu, aos 13 o livro Cosmos, de Carl Sagan, que devorou. A partir daí coleccionou artigos e livros científicos. Gosta de divulgar ciência da vida (área académica) e ciência espacial (área de paixão). De vez em quando "saca" algumas sebentas para se manter actualizado.
Últimos comentários