A Gruta dos Sonhos Perdidos

Ainda não fui ver este documentário/filme, mas parece-me bastante interessante.

“Durante mais de 20.000 anos, as Grutas Chauvet estiveram completamente seladas por uma enorme pedra, escondendo o seu interior incrustado a cristal, do tamanho de um campo de futebol e recheado com os restos de gigantescos mamíferos da Idade do Gelo.
Em 1994, um grupo de cientistas descobriu as grutas e encontrou centenas de pinturas cristalinas, espectaculares obras de arte datando de mais de 30.000 anos – quase o dobro de outra qualquer descoberta do género – uma era onde os Neanderthal ainda habitavam a Terra, e ursos das cavernas, mamutes e leões da Idade do Gelo eram a população dominante da Europa.
Desde então, poucas pessoas tinham tido acesso às Grutas Chauvet, e o verdadeiro significado do seu conteúdo permaneceu desconhecido – até que Werner Herzog conseguiu autorização para lá fazer um filme. Filmando em 3D, Herzog capta a beleza e a maravilha de um dos mais inspiradores locais da Terra, ao mesmo tempo que divaga, no seu inimitável estilo, sobre os seus habitantes originais, o nascimento da Arte e as curiosas populações que rodeiam hoje em dia as grutas.”

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Estou assistindo, apesar de serem feitas a muito tempo, as imagens são belíssimas, ótimo filme.

  2. Tenho uma curiosidade particular acerca desse documentário: de que algumas pinturas seriam, possivelmente, “provas” de que existiu a Arca de Noé.

    😉

  3. Promete… e o título parece não enganar: Vai ganhando força a teoria que estas obras de arte, são representações de sonhos, numa altura onde a comunicação era ainda ‘complicada’, e não representações do simples quotidiano das populações da época!!! Provavelmente à custa de algumas doses elevadas de alucinogénicos, que os Xamãs tinham acesso!!!
    O filme deve destacar, mas é sempre bom recordar, que estas pinturas foram feitas em ambientes fechados, sem luz natural, e sem electricidade…!!!
    Já agora a Gruta do Escoral, perto de Évora, merece uma visita. Neste momento está fechada para remodelação. Vamos ver se reabre!!!

    Abraços

  4. Ainda não tive oportunidade de visitar, mas se forem semelhantes a Altamira serão fantásticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.