Palestra do Prof. Stephen Hawking

O Professor Stephen Hawking, que hoje faz 70 anos, foi o terceiro convidado das palestras dos 50 anos da NASA. Palestras sobre a importância da exploração espacial, descoberta científica e desenvolvimento da aeronáutica na economia, saúde, educação e ambiente.

O seu discurso pode ler-se aqui. Destaco estas palavras como as mais importantes:

“Porque deveríamos ir para o espaço? Qual é a justificação para realizar todo esse esforço e gastar esse dinheiro na obtenção de alguns pedaços de rocha lunar? Não existem causas melhores aqui na Terra? De certa forma, a situação foi assim na Europa antes de 1492. As pessoas podem muito bem ter argumentado que era um desperdício de dinheiro enviar Colombo num navio para mares desconhecidos. No entanto, a descoberta do novo mundo fez uma profunda diferença para o velho. […]
No espaço o efeito será ainda maior. Irá mudar completamente o futuro da raça humana […].
Poderá não resolver nenhum dos nossos problemas imediatos na Terra, mas nos dará uma nova perspectiva sobre eles […].

Esperamos que este desafio possa unir-nos para enfrentar um desafio comum.
Esta seria uma estratégia de longo prazo[…]. Poderíamos ter uma base na Lua dentro de 30 anos ou chegar a Marte em 50 anos e explorar as luas dos planetas exteriores em 200 anos. Por “chegar”, quero dizer com o homem ou, devo dizer, vôo espacial com pessoas.
[…] Ir para o espaço não será barato, mas consumirá apenas uma pequena proporção dos recursos mundiais. O orçamento da NASA tem-se mantido mais ou menos constante em termos reais desde o tempo das Apollo, mas diminuiu de 0,3 por cento do PIB dos Estados Unidos em 1970, para 0,12 por cento neste momento.

Mesmo se tivéssemos que aumentar o orçamento internacional 20 vezes para fazer um esforço sério para ir para o espaço, seria apenas uma pequena fração do PIB mundial.
Haverá aqueles que argumentam que seria melhor gastar o nosso dinheiro resolvendo os problemas deste planeta, mudanças climáticas e poluição, ao invés de desperdiçá-lo em uma busca infrutífera por, possivelmente, um novo planeta.
Não estou negando a importância do combate às alterações climáticas e o aquecimento global, mas podemos fazer isso com apenas 0,25% do PIB mundial para o espaço. O nosso futuro não valerá essa pequena contribuição?[…]”

Vale a pena ler o resto da palestra, que é sobre o surgimento da vida na Terra, a vida em outros planetas, OVNIs, etc.

2 comentários

    • ANDRÉ WILLIAM LESSA FERREIRA DA SILVA on 03/11/2012 at 14:08
    • Responder

    ACHEI FANTÁSTICA A DEFESA DO HAWKING AO PROGRAMA ESPACIAL.
    EM TERMOS COMPARATIVOS PRECISARÍAMOS DE UMA PEQUENA SOMA DE DINHEIRO PARA RESOLVERMOS ALGUNS DOS PROBLEMAS MUNDIAIS,COMO A FOME,POR EXEMPLO.EM CONTRAPARTIDA EXISTE MAIS INTERESSE EM SE DESENVOLVER TECNOLOGIA ARMAMENTISTA OU O PROGRAMA ESPACIAL DO QUE CUIDAR DOS ESFOMIADOS.POR QUÊ?UMA COISA NÃO JUSTIFICA A OUTRA.PENSO QUE DEVEMOS TAMBÉM FAZER ESFORÇOS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DE NÓS.MAS SEM ESQUECERMOS DE OUTRAS QUESTÕES DE LONGO PRAZO,COMO POR EXEMPLO O FUTURO DA RAÇA HUMANA.

    1. Caro André,
      Compreendo a preocupação pelos problemas da humanidade e do seu futuro.
      Contudo, ressalvo que a resolução dos mesmos reside no investimento que cada nação fizer na ciência. Se procurares informação aqui no nosso website ou em outros, como o da NASA, verás que muitos benefícios já foram conseguidos para a saúde, agricultura e outros.
      Por isso, investir em ciência é investir não só no desenvolvimento de tecnologia, mas também na salvação da humanidade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.