Primeiro lançamento orbital de 2012

Com um calendário de lançamentos que mostra mais de 20 lançamentos previstos para 2012, a China levou a cabo o primeiro lançamento orbital do corrente ano às 0317UTC do dia 9 de Janeiro colocando em órbita o satélite de observação da Terra ZY-3 ZiYuan-3. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão Chang Zheng-4B a partir da Plataforma de Lançamento LC9 do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, província de Shanxi.

O ZiYuan-3 é o primeiro de uma nova série de satélite civis de detecção remota de alta-resolução. O novo satélite transporta câmaras pancromáticas de alta-resolução e um sistema de observação infravermelhos multiespectral, com as câmaras a estarem posicionadas na parte frontal, inferior e posterior do satélite.

O ZiYuan-3 orbita a Terra a uma altitude média de 500 km e com uma inclinação de 97,48º. O satélite tem uma massa de 2.630 kg.

Juntamente com o ZiYuan-3 foi lançado o pequeno satélite luxembusguês VesselSat-2 com uma massa de 28 kg. O Vesselsat-2 foi construído pela LuxSpace SARL, uma filial da OHB AG e será integrado na constelação Next Generation (OG2) da ORBCOMM. A órbita específica dos satélites Vesselsat irá permitir uma monitorização e vigiçência dos navios nas regiões equatoriais com uma frequência de visita muito maior do que com plataformas em órbita polar.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.