“Um grupo de alunos da Escola Secundária D. Maria II, em Braga, descobriu um asteróide até agora desconhecido no âmbito de um projeto internacional que envolveu uma colaboração com a Universidade Hardin-Simmons, no Texas, EUA.
Os alunos portugueses trabalharam em conjunto com esta universidade norte-americana, o Laboratório de Ciências Espaciais da NASA e outros observatórios astronómicos de todo o mundo, numa iniciativa que tem por objetivo a deteção e determinação da órbita de asteróides e outros pequenos corpos do sistema solar. (…)
Os estudantes bracarenses receberam, através da Internet, imagens obtidas por meio de telescópios de grande potência sediados nos EUA, que deveriam analisar com a ajuda dos seus professores com recurso a um software especializado. (…)”
Leiam o resto da notícia, aqui.
“Os alunos Bárbara Igreja, Pedro Oliveira, Sofia Lopes e Sofia Fernandes e dois professores João Vieira (coordenador do projecto) e Carlos Miranda colaboram num projecto internacional da Universidade Hardin-Simmons (Texas) e onde participaram ainda Laboratório de Ciências Espaciais da NASA e outros observatórios astronómicos de todo o mundo.
O principal objetivo do projeto é a deteção e determinação da órbita de Asteróides e outros pequenos corpos do Sistema Solar vigiando a Terra de potenciais ameaças vindas do espaço.
Ao longo da última campanha que decorreu de de 5 de dezembro a 9 de janeiro os alunos receberam através da internet imagens que foram adquiridas por potentes telescópios sediados nos Estados Unidos e que posteriormente foram analisadas pelos estudantes, com a ajuda dos seus professores recorrendo a um software especializado.
O asteróide 2012 AK10 foi descoberto num destes ficheiros de imagens do dia 3 de janeiro de 2012 e posteriormente confirmado pelos parceiros do IASC. (…)”
Leiam o resto da notícia, aqui.
2012 AK10 era o nome provisório. O novo nome, dado pelos alunos, é Braga 2012.
2 comentários
1 ping
Muitos Parabéns aos alunos e ao João Paulo Vieira (e Carlos Miranda) pela dinâmica a que já nos habituou.
Depois do Asteróide… venha um Exoplaneta!!
Boa João!
Que belo acontecimento astronómico para a Capital Europeia da Joventude!
[…] Janeiro de 2012, tiveram também a confirmação da descoberta do asteróide da Cintura Principal 2012 AK10, ao qual irão dar o nome definitivo de Braga 2012DM em homenagem a Braga – Capital Europeia […]