Dione ao perto
A Cassini passou pertinho da lua Dione, e tirou esta foto não só a Dione, mas também às luas Epimetheus e Prometheus que se encontram perto dos anéis de Saturno.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
Ver os anéis a partir das luas mais próximas seria um espetáculo. Eu gostaria de estar em Encelados, e ver os gases provenientes dos gêiseres do pólo sul mancharem com suas gotículas brancas o céu negro e estrelado, tendo ao fundo o sistema de anéis e Saturno, dominando o horizonte. Lembro-me que esses jatos gasosos de Encelados formam um tênue anel externo de Saturno, e me pergunto se esses eventos acontecem também em Tétis e Dione. O vulcanismo também pode ser a explicação para as duas caras de Lapetus, a mais distante das luas esféricas de Saturno, que tem dois hemisférios distintos, um claro e um escurecido.
Mais imagens deste encontro aqui: http://www.astropt.org/2011/12/14/missao-cassini-imagens-espectaculares-do-encontro-com-dione/. 😉
Author
ahhhhhhhh boa 🙂