Um famoso guru tântrico, Pandit Surender Sharma, gabou-se na televisão de conseguir matar um homem utilizando apenas os seus poderes místicos, tendo sido desafiado pelo racionalista indiano Sanal Edamaruku a demonstrar o poder da sua magia negra nele próprio e em directo na televisão indiana.
Sanal tinha sido convidado para o mesmo talk show em representação da Associação de Racionalistas Indiana. No início o “homem santo” estava relutante, mas acabou por concordar em realizar o ritual. Milhões de indianos sintonizaram as suas televisões para ver o espectáculo e o canal foi obrigado a cancelar a programação agendada para continuar a transmitir o insólito.
O guru entoou mantras, salpicou a sua vítima voluntária com água, passou-lhe uma faca pelo corpo, despenteou-lhe o cabelo e pressionou-lhe as têmporas. Mas várias horas passadas e depois de várias tentativas, o céptico continuava vivo e a sorrir para as câmaras.
O guru desculpou-se dizendo que não conseguia fazer mal a Sanal pois este tinha rezado aos deuses para lhe darem protecção, ao que Sanal respondeu: “Eu não acredito em nenhuns deuses, eu sou ateu”. Os dois vídeos que se seguem mostram as melhores partes:
Sanal Edamaruku tem dedicado a sua vida a desmascarar todo o tipo de vigaristas, desde fakires levitantes, a mestres de yoga “televangelistas”, que diz estarem a obstruir iluminismo indiano. Foi também um dos primeiros a chamar a atenção para a história do “homem santo” que supostamente não comia há 70 anos, que foi amplamente divulgada na comunicação social sem qualquer espírito crítico (aqui e aqui). Este tipo de afirmações são bastantes comuns na Índia e Sanal já ajudou a desmascarar vários destes casos.
Pessoas como o Sanal nunca são de mais, pois até sacrifícios humanos são ocasionalmente notícia nas partes mais supersticiosas e pobres da Índia. Ainda este mês uma menina de 7 anos foi assassinada e o seu fígado oferecido aos deuses para melhorar as colheitas. E no ano passado um casal foi preso por suspeitas de terem matado cinco rapazes, sob o conselho de um mestre tântrico, que disse que o sacrifício iria ajudar o casal sem filhos a conceber.
Sempre que alguém vos diga que não faz mal as pessoas terem superstições desde que isso lhes traga conforto, eu sugiro que lhes falem destes casos e que lhes indiquem ainda o site What’s the harm? (Qual é o mal?) que colecciona notícias de vítimas da superstição e da pseudociência um pouco por todo o mundo.
15 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
espirito crítico não existe ….! rss
Ena pá, que granda pontapé na “tanganika” em direto! Os meus cumprimentos ao Sr. Sanal Edamaruku.
Note-se que eu não tenho algo contra os gurús. Gostava mais ver em direto um gurú a fazer levitação ou a fazer progressão e regressão temporal com uma laranjeira e até mesmo telequinese com uma bigorna…
Bem… na mesma onda de nonsense – http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/actriz-diz-que-tem-marca-feita-por-extraterrestres
LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL 😀
Não será antes um chispe na mão? É que o chispe de porco com feijão parece ser um bom prato e vai lá a malta saber se a senhora estava a preparar o almoço…
“(…) Sanal Edamaruku tem dedicado a sua vida a desmascarar todo o tipo de vigaristas”
Não sei porque, mas em muito lembrei-me de certo cidadão de Austin, Texas…
😛
LOLLLLLLLLLLLLLL 😛
Qualquer dia proponho à RTP um programa em que me matem só utilizando o poder da mente… ou chamando mortos…
😛
LOLLLLLLLLLL
Essa eu pago pra ver.
😛
E espero que a pseudo que me tentar matar na TV só com mezinhas e o poder da mente… faça topless 😛 LOL 😛
Tudo a favor da neutralidade da experiência, claro. Como se sabe, a roupa bloqueia as energias desconhecidas 😛
LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
😛
Bem com Topless a coisa muda de figura!!!
Por exemplo, a Claudia Vieira em trajes menores não mataria muita gente, mas agora imagina o Castelo-Branco peladinho, como veio ao mundo, só o susto podia provocar AVC’s a muito boa gente!!!!!!!!!
Abraços
Bem se for a nórdica que foi a um programa de talentos amolgar latas de cervejas e partir tábuas com as “mamas”, então você está liquidado num ápice!
Pois, pois Carlos, e tudo a favor da experiência ahahahahah :b
A roupa esconde muitas coisas não e só essas energias LOL :p
LOLLLLLLLLLLLLLLLL
Eu acho que o Pandit só quiz fazer topless na TV… 😛
Segundo essa “teoria”, o suposto guru teve um sucesso demolidor! 😀
Mais uns vídeos que desmascaram as fraudes:
http://www.youtube.com/watch?v=fMtvwEuUFUU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zp5dSs2ZJf0
😉