Unidades

Um cartoon engraçado sobre não fazer sentido os EUA continuarem a adoptar unidades contrárias ao resto do mundo.

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Meio que por necessidade (dos outros) eles deverão mudar.

    Faz pouco comuniquei à Amazon que eles vendiam para todo mundo, e que todo mundo tinha de correr para as tabelinhas de conversão de unidades para saber que dimensões e peso eram aqueles que eles anunciavam no padrão deles. Que todo o mundo queria saber em mm, cm, kg ou g , ficaria mais fácil para a decisão da compra.

    Eles me retornaram 24 h depois dizendo que tinha fundamento a minha sugestão, e em menos de 72 h as páginas que vendiam os KIndles finalmente mostraram as dimensões “civilizadas”. Por “suave” pressão como em coisas banais como essas a própria sociedade deles pode fazer essa mudança ao natural.

    1. Caro Jonas, se tivesse um site para vendas e a sugestão do cliente fosse válida para expandir o negócio, de certeza que também serias pró-activo a melhorar e actualizar o site.

      Cumprimentos.

  2. Falta referir que o “Bilhão” americano é equivalente a mil milhões na Europa! Um “Bilhão Europeu” ou bilião se preferirem, são um milhão de milhões!
    A continuar nesta confusão, mais sondas e satélites vão parar ao Samouco; uma terriola perto do Montijo, junto à base aérea.

    1. Aí já não tem a ver só com os USA. Nos países anglo-saxónicos usam-se as escalas curtas onde o bilião é 10^9, em Portugal e no resto da Europa usam-se as escalas longas onde o bilião é 10^12.

    • Manel Rosa Martins on 12/02/2012 at 15:41
    • Responder

    Logo nas unidades de comprimento, com a qual se mede a velocidade (ambas, já que em inglês se denota a diferença entre speed e velocity)

    Speed: quantidade escalar, o a velocidade a que um objecto se desloca.
    Velocity: quantidade vectorial, a razão à qual um objecto muda de posição.

    Uma pessoa desloca-se a 5km/h num sentido em cima du ta+ete rolante que se desloca a 5km/h no sentido inverso, logo a velocidade é 5km/h( speed) e a velocidade (velocity) é de 0 Km/h.

    O que faz sentido, esta distinção.

    Mas depois, num caso prático dum antigo instrutor da NASA de engenharia de sistemas de lançamentos, quando nas horas que antecederam a Mars Scinece Laboratory ele insistia em denotar a velocidade (speed) em milhas.

    Quais milhas, perguntei, milhas marítimas (ou de estatuto, em inglês) ou milhas terrestres, e se milhas terrestres quais milhas terrestres.

    Ele ficou atónito com a pergunta, e até entendeu como uma brincadeira da minha parte.

    Como já se perdeu uma missão a Marte exactamente por causa desta diferença de unidades entre quilómetros de metro e milhas (náuticas e terrestres são diferentes) indiquei-lhe que não estava a brincar e fiquei até apreensivo com a MSL.

    Nos logs de bordo e na Missão, felizmente, está bem denotado o sistema decimal, com quilómetros de metro nas unidades ( e em parêntesis a sua conversão para milhas, pés e polegadas).

    Estão a reconverter para milhas terrestres, o que não faz qualquer tipo de sentido.

    http://marsprogram.jpl.nasa.gov/msl/mission/overview/

    O Jim Caffey anotou depois estas diferenças com evidente preocupação e disse ser assunto relevante para a suas aulas de Astrofísica e de Ciências Planetárias, já que ora é Professor Universitário na Drury University.

    Hoje de manhã o Jim queixava-se de ter 3 polegadas de neve à porta de casa…..

    1. Uma correção, as milhas de estatuto são as milhas terrestres (~1609 metros, 1760 jardas) não as náuticas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.