A região activa 1429 voltou esta madrugada à carga com uma poderosa fulguração classe X5,4, uma das mais intensas do actual ciclo. A explosão produziu de imediato uma interrupção nas comunicações rádio de alta frequência que afectou todo o hemisfério diurno terrestre durante alguns minutos. O fenómeno esteve ainda associado à libertação de uma brilhante ejecção de massa coronal que deverá passar amanhã nas proximidades da Terra e provocar uma forte tempestade geomagnética.
[youtube id=”HvQMzXrctmU” w=”650″]
A fulguração desta madrugada vista pelo Solar Dynamics Observatory na banda do ultravioleta extremo (171 Å).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium/Helioviewer.
A fulguração gerou também um intenso fluxo de protões na direcção da Terra, que está a produzir neste momento uma tempestade de radiação solar classe-S3.
Um dos efeitos mais notórios das fortes tempestades de radiação solar é o ruído nos sistemas de imagem dos satélites provocado pela colisão das partículas energéticas nos seus detectores ópticos. Esta imagem foi obtida há cerca de 2 horas pelo coronógrafo LASCO do SOHO, quando a tempestade atingia uma intensidade classe S3.
Crédito: LASCO/SOHO Consortium/NRL/ESA/NASA.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Auroras Previstas para todas as latitudes… 😀
Auroras!!!!! 🙂
Olá gostaria de saber se esta tempestade de radiação solar atingiu o Brasil ou ainda vai atingir….? Dizem que a Lua esta estranha ou seja com formato irregular, isto é, diferente da maneira que era em fase minguante, que tinha um formato em D e agora esta em U voces concordam, não observei nada,vou olhar mais para ela, achei só a lua cheia no alto e na borda um tanto torta irregular, mas pode ser meus olhos que já andam fracos, rsrs. Muito obrigada.t
Tenho um cunhado que tem o nome parecido com o seu é Sergio Paolillo e é fotografo em são Paulo, curiosa a semelhança, ahaha. Abraços.
Olá,
A Lua não está estranha 😉
Andam é a ser divulgadas mentiras na internet por vigaristas sem escrúpulos 😉
Mas leia os comentários neste post, para perceber a verdade:
http://www.astropt.org/2012/03/06/matematica-vs-senso-comum/
abraços