Mercúrio com Lua?
No passado dia 1 de Abril de 2012, a equipa da missão MESSENGER divulgou a foto e a notícia que foi encontrada uma lua em Mercúrio.
A lua tem cerca de 70 metros e o nome proposto para a lua é Caduceus.
A notícia diz-nos também que a missão MESSENGER será estendida de modo à sonda colidir com a lua, e a lua vir na direcção da Terra, onde chegará em 2014. Será o fim do mundo? Segundo a NASA, o objectivo é que ela caia na Antárctica e possa ser estudada nos laboratórios humanos.
Vejam no site oficial da MESSENGER, aqui, e no site da NASA, aqui.
Muita gente foi enganada, demonstrando iliteracia científica.
A verdade é que a “lua” é o asteróide Ida.
E a verdade é que, tal como nós, astroPT, a NASA celebra o 1 de Abril e já o ano passado utilizou a missão MESSENGER para divulgar a mentira que tinham encontrado a sonda Mariner 10 em órbita de Mercúrio.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
Foi uma boa prova para medir o meu grau de ingenuidade, este postal. Logo de início comecei a ficar desconfiado e a minha primeira reacção foi ir ver a data do artigo, na esperança de que fosse de 1 de Abril e tivesse chegado atrasado. Mesmo depois de verificar que estava datado do dia 5, mantive um saudável grau de cepticismo. Quando li até ao fim fiquei mais descansado.