Encélado, lua de Saturno, tem criovolcanismo activo – vulcões que passam pelo gelo e se mostram à superfície, deitando cá para fora jactos gelados e plumas em torre, como géiseres de vapor de água e gás, contendo sais de sódio, lançados a centenas de quilómetros no espaço.
“Mais de 90 jatos de todos os tamanhos foram observados próximos ao pólo sul de Encélado. Eles estão a emitir vapor de água, partículas de gelo e compostos orgânicos”, disse a cientista do JPL, Carolyn Porco.
Além de bolsas de água que existem sob a superfície gelada de Encélado, em 2008 astrónomos confirmaram a existência de um oceano salgado oculto sob a superfície do pólo sul do satélite de Saturno.
Nesse oceano poderá existir vida extraterrestre, sendo esta lua um dos locais do sistema solar com mais forte possibilidade de conter microorganismos ou quiçá até “peixes esquisitos”.
“A sonda Cassini orbitou o local algumas vezes e descobriu água, material orgânico, e sal nas partículas de gelo”, disse Carolyn Porco.
O oceano salgado, os compostos orgânicos, e a fonte de calor (força gravitacional de Saturno), fazem deste ambiente de Encélado um forte candidato a ter vida, tal como aquela que existe no fundo dos nossos oceanos.
Esses micróbios poderão ser “puxados” para a superfície por esses geysers, ser lançados para o espaço e depois caírem como chuva sobre a superfície gelada de Encélado.
E isto poderá ser “facilmente” estudado.
“O material está sendo ejectado no espaço diariamente. Pode parecer loucura, mas neste momento pode estar a nevar micróbios na superfície de Encélado”, diz Carolyn Porco. E basta pousar na superfície de Encélado para estudar-se essa vida extraterrestre. Não é preciso fazer “furos” como em Europa, lua de Júpiter.
Leiam aqui.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Caramba, que coincidência: Escrevo histórias em quadrinhos semanais para uma revista local, e uma das séries é “Crônicas do Sistema Solar” (pois me interesso muito por astronomia, embora não seja da área). A próxima Crônica que sairá daqui a algumas semanas escrevi justamente sobre Titã e Encélado, e em Encélado utilizo esse conceito de criaturas sendo “disparadas” do interior para fora do planeta através dos criovulcões. Fico feliz que, mesmo sendo uma ficção, consegue ter algum fundo de fato científico =)
Lugar ideal para os Nosofobios !!!
Existe algum projecto de missão a Encélado, ou a Sra. Dra. está a tentar lançar ‘barro à parede’?!!!
PS1: Tenho uma dúvida sobre Saturno a algum tempo: o ‘problema’ da Radioactividade nas Luas de Jupiter, é ‘igual’ para as Luas de Saturno?
PS2: Eu não queira ‘brincar’ com o nome da Cientista, mas espero que ela não tenha o ‘azar’ de dar palestras num país lusófono!!!!!!!!
Abraços
Author
A missão Cassini está lá, no sistema de Saturno:
http://saturn.jpl.nasa.gov/index.cfm
Neste momento, a prioridade é a Europa Jupiter System Mission.
Mas existem planos para a Titan Saturn System Mission, que inclui Encélado.
😉
Estamos presenciando, de forma inédita, o surgimento de vida extraterrestre?
😉