Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
abidos,
Já agora, quanto à essa desconfiança do deGrasse, que você expôs para nós, lembro-me do Thomas Maltus e sua teoria defendida no antipenúltimo século: enquanto a produção de alimentos cresceria em termos de PA, a população cresceria em termos de PG. Todavia, o Maltus não imaginava o quanto evoluiríamos em recursos tecnológicos – hoje, produzimos alimentos suficientes para atender toda a populaçâo da Terra: porém, afim de manter o preço dos produtos de certa forma, elevado, tomamos atitudes nada ortodoxas. 😉 Em suma, penso que o deGrasse, quando afirmou isso que você expôs, pode estar subestimando o grau tecnológico ainda mais elevado das futuras gerações…
Abraços amistosos.
Sim, hoje de manhã não consegui entrar no blog… São as Forças Maléficas da net !!!!
Sobre o tema do post, admito que a teoria dos Ciclos ‘encaixa’ na minha limitada compreensão… talvez seja a minha formação de programador informático (na minha vida anterior!!!) onde os ciclos são a base lógica de quase tudo… e daquilo que conhecemos, a repetição, parece ser a norma no Universo… e existe sempre a possibilidade de isto tudo, ser só mais uma versão do Matrix !!!!!!!!!
Num vídeo do Tyson colocado aqui recentemente, ele fala da importância das observações actuais, para as gerações futuras, que com a Expansão, vão deixar de poder observar as Galáxias!!! E portanto arriscam-se a ficar ‘ignorantes’, tal como nós hoje somos ignorantes em relação ao que aconteceu antes do Big Bang e a muito outras coisas, como a Energia Negra e a Matéria Negra…
Como quase sempre na História do Homem a tecnologia está ‘atrás’ das ‘ideias’, temos que inventar instrumentos novos, para poder testar as diferentes teorias, só assim lá podemos chegar… A não ser que apareça um ‘Sinal’ estilo Stargate Universe !!! (que pena terem cancelado a série, estava com curiosidade para saber qual a ‘mensagem’ pré-Big Bang)
Abraços
Sim, Carlos. Nós passamos por um Buraco Negro. 😛 Abraços!!
Carlos,
Se está a acelerar cada vez mais rápido, então pode-se sugerir que a força de atração gravitacional é menor do que se imaginava – já que esta não “segura” esse aumento na taxa de aceleração da expansão do Universo?
Poderia, também, ser um forte indício de que o Universo terminará em Big Freeze?
Author
Pois, este é um dos factores que levam a pensar que o destino do Universo será o Big Freeze.
No entanto, a verdade é que não se sabe muito sobre isto, não se sabe se isto funciona por ciclos, por exemplo.
Por isso, não lhe sei responder às perguntas 🙁
Mas sugiro estes posts:
http://www.astropt.org/2010/08/21/universo-vai-se-expandir-para-sempre/
http://www.astropt.org/2010/02/06/buracos-negros-materia-negra-energia-negra/
abraços
Bom,
Se for comprovado a Teoria “M” – que, para mim, explicaria perfeitamente o Tempo Pré-Planck -, então a Teoria do Big Freeze não se sustentaria – ou seja, o início e o fim do Universo, como você bem afirmou, seria cíclico, e terminaríamos, talvez, pelo Big Crunch.
De modo particular, gosto de falar que inclino-me para a Teoria do Multiverso… 😉
Mesmo assim, já agora, ainda não saberíamos uma outra coisa: como iniciou esses ciclos? Existe desde sempre?
Abraços.
Author
Pois… é mais um mistério 😉
A juntar ao facto que reparei que não sei o que se passou com o blog, mas a hora da minha resposta é posterior à sua resposta à minha resposta 😀
Tenho a impressão que o blog entrou por um buraco negro… 😉