YahSat-1B em órbita

A International Launch Services levou a cabo uma nova missão comercial ao colocar em órbita o satélite de comunicações YahSat-1B. O lançamento teve lugar às 2218:13UTC do dia 23 de Abril de 2012 e foi levado a cabo por um foguetão Proton-M/Briz-M a partir da Plataforma de Lançamento PU-39 do Complexo de Lançamento LC200 do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

O satélite YahSat-1B é o segundo satélite construído para a Al Yah Satellite Communications Co. (Yahsat), do Abu Dhabi, por uma equipa industrial constituída pela EADS Astrium e pela Thales Alenia Space (TAS) que são ambas responsáveis por um contrato que inclui dois satélites e os respectivos segmentos de solo associados. O primeiro satélite, o YahSat-1A (37392 2011-016A), foi lançado com sucesso por um foguetão Ariane-5ECA no dia 22 de Abril de 2011 (juntamente com o satélite Intelsat New Dawn às 2137UTC desde o Complexo de Lançamento ELA3 do CSG Kourou, Guiana Francesa). O satélite YahSat-1B estará operacional na órbita geossíncrona a 47,5º longitude Este ou a 50,5º longitude Este.

Tendo por base a plataforma Eurostar E3000 da Astrium, o YahSat-1B tem uma massa de 6.050 kg no lançamento e será capaz de gerar 14 kW de potência no final da sua vida útil de 15 anos. O satélite está equipado com uma carga comercial múltipla em banda Ka (46 repetidores) para fornecer serviços de banda larga ao Médio Oriente e países africanos, além de uma carga de banda Ka governamental.

A estrutura do satélite é composta por duas unidades – um módulo comercial e um módulo de serviço. O módulo Eurostar E3000 genérico possui quatro tanques idênticos (dois de MMH e dois de NTO) para alimentar o motor de apogeu, além de módulos que albergam os propulsores principais e redundantes, tanques de hélio e de xénon, um sistema de controlo térmico, um subsistema de telemetria e comando, e outros elementos. A electricidade que é consumida pelo satélite é fornecida por duas asas solares com seis painéis que se encontram armazenadas durante o lançamento nas paredes exteriores do satélite e que são totalmente abertas após se proceder à estabilização nos três eixos espaciais do satélite na órbita estacionária (o painel mais afastado de casa asa é aberto logo após a separação do satélite do estágio Briz-M). Na órbita de transferência inicial e nas fases de eclipse, a energia é fornecida por uma baterias de iões de lítio.

Para o satélite Yahsat-1B a Astrium forneceu a plataforma, além de montar e testar o satélite. A TAS forneceu a carga de comunicações e esteve encarregue de determinar o lançador. O lançamento e as fases orbitais iniciais foram monitorizadas a partir do Centro de Controlo da Astrium, Toulouse, enquanto que a fase de testes orbitais foi levada a cabo pelo Centro de Controlo da YahSat no Abu Dhabi, apoiado pela Astrium em Toulouse.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.