Lembram-se do ano passado, Harold Camping ter metido 72 milhões de dólares ao bolso com a vigarice do fim do mundo? Leiam aqui.
Claro que com tanta gente a cair nas vigarices e a dar dinheiro aos pseudos, os clones não se fizeram esperar. Um deles foi o Ronald Weinland, como expliquei aqui.
Ronald Weinland dizia ser profeta de Deus. Foi nessa condição que anunciou a vinda de Cristo em 1975.
Desta vez ele dizia que até 27 de Maio de 2012 os EUA iriam cair devido à 3ª Guerra Mundial. Essa guerra iria acabar com o retorno de Cristo a 27 de Maio de 2012, altura em que as únicas pessoas que se iriam salvar seriam aquelas que o seguissem e lhe dessem dinheiro. Todas as outras pessoas, iriam morrer de cancro.
Ronald Weinland percebeu que em 1975 ficou rico à custa da ignorância e crendice das pessoas.
Por isso, usou o mesmo estratagema de sempre, e ficou rico com os donativos e com os livros que vendeu a anunciar o fim-do-mundo.
A verdade é que mais uma vez nada aconteceu…
E então quais foram os resultados?
1 – Mais um falso profeta rico à custa de vigarizar os ignorantes.
2 – Imensos websites e outdoors a anunciar o fim-do-mundo.
3 – Diversos bunkers cheios de comida enlatada.
4 – Allaire McDougall, uma mãe de 33 anos, tentou afogar o seu filho para ele não passar pelo “fim-do-mundo”.
5 – Após nada acontecer, a explicação do Weinland foi que ele continua a ser um profeta de Deus, e por isso pode afirmar que Deus foi benevolente e poupou o seu povo do fim-do-mundo. E diz Weinland também que isto é uma benesse temporária, e por isso o fim-do-mundo será numa data posterior (e, acrescento eu, essa data será quando o Weinland gastar este $$ e precisar de mais).
Enfim… a minha pergunta é simples: quando começam a prender os vigaristas?
5 comentários
2 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O dia não está lá grande coisa, mas confirmo que ainda estou viva :p
“A pergunta devia ser «quando é que as pessoas vão aprender?». ” Ora bem. Cá está. A vida é uma aprendizagem. Só podemos ser instrumentos facilitadores dessa aprendizagem e, pelo caminho, fazermos a nossa própria aprendizagem. Não se ensina/educa/divulga/ajuda sem ao mesmo tempo ser ensinado/educado/ajudado. É sempre uma viagem conjunta.
Por outro lado, certo é que não se pode ajudar quem não quer ser ajudado. A força das interpretações erradas, dos mitos, das mentiras, da desconfiança, das soluções fáceis, da falsa magia, das ilusões… é mto grande. Tvz maior q a gravidade no mais massiço buraco negro. 😛
O caminho está na educação. Na aprendizagem. Aprender a apreender facto e, sobretudo, aprender a dar-lhe a ordem correcta e a contar a sua história. Não basta conhecer uma data de factos, é preciso saber ordená-los e interpretá-los. As grandes falhas estão aqui: não só não se conhecem factos como não se sabe integrá-los.
Sim. A grande pergunta, válida para todos nós, é “quando é que vamos aprender?”. Penso que há uma resposta (não é 42, não :P): nunca. Pelo menos nunca totalmente. Porquê? Porque a vida é um caminho de aprendizagem e nunca se pára de aprender. Estamos cá para aprender. E, pelo caminho, se a isso nos dispusermos, passarmos esses conhecimentos, esses factos, essas interligações, sabendo de antemão que seremos acusados de arrogância, colonialismo de mente, mente fechada, e outros insultos bonitos de pessoas que nem sequer nos conhecem e q tendem a pessoalizar. Ninguém é inocente neste aspecto, contudo, nós mesmos já nos devemos ter recusado a aprender, algures. Mas também se aprende a aprender.
Não se pode ensinar quem não quer ser ensinado. Não de pode educar quem não quer ser educado. Não se pode elucidar quem não quer ser elucidado. Não se pode querer falar com quem não quer ouvir. Mas pelo caminho haverá quem queira e quem oiça. Há muitos por aqui. E nesse mesmo caminho, haverá quem aprenda com a aprendizagem dos outros.
Author
Bem, o Warren Jeffs foi preso… vai passar pelo menos 25 anos na prisão.
http://www.astropt.org/2011/07/30/deus-escreve-ao-computador/
Mas a verdade é que as condenações foram por pedofilia continuada, e não por enganar adultos com mentiras…
http://en.wikipedia.org/wiki/Warren_Jeffs#Arrest.2C_trial_and_conviction
:-S
«… a minha pergunta é simples: quando começam a prender os vigaristas?».
Na verdade, este tipo de vigaristas nunca será perseguido pela justiça por uma razão muito simples. Neste planeta, por muito incrível que possa parecer, basta alegar que se crê numa entidade divina ou espiritual e que somos movidos por indicação dessa entidade, para que (quase) tudo lhes seja permitido ou, pelo menos, tolerado.
O quase, que eu coloquei entre parentesis, é para aqueles casos totalmente obtusos, em que essas alegações ou atitudes não podem ser permitidas ou toleradas. Nesses casos, ao reponderem perante a justiça, os visados alegam insanidade mental temporária. O “temporário” é muito importante! Se fosse insanidade mental simples, o visado necessitaria de internamento psiquiátrico. Sendo uma insanidade temrorária e limitada a um certo episódio… no pasa nada 😀 e estão prontos para a próxima.
E acredita Carlos, a imaginação humana neste domínio é extraordinariamente fértil 😉
A pergunta devia ser «quando é que as pessoas vão aprender?». Algumas vão aprendendo. Umas poucas, compreenderão que o que está mal não é a existência de vigaristas; O que está mal é uma predisposição delas próprias para aceitar tudo o que tiver um toque de espiritualidade e misticismo, ao mesmo tempo que se abstêm de questionar e de pensar racionalmente.
Mas não há crise para o mercado do místico e do oculto. Para cada pessoa que “vê a luz”, surgem mais umas mão cheia delas dispostas a cair no próximo logro. It’s in their genes 😀
Bem dito!
Daí a origem da religião do copismo 🙂
Afinal de contas, os adoradores da cópia também têm direito a exercer o seu direito ao ritual religioso, sem serem perseguidos por isso.
[…] Harold Camping: 21 de Maio, aconteceu, 21 de Outubro, enganado, resultados, 2012. Ronald Weinland (resultado). Cláudio Heckert. Luís Pereira dos Santos. William Tapley. Anti-Cristo (aqui). Cultos […]
[…] e este ano tivemos pelo menos duas outras previsões de Fim do Mundo: 27 de maio (Ronald Weinland e a Igreja de Deus) e 30 de junho (José Luis de Jesús Miranda, Porto Rico, que afirma ser ao […]