No Mundial de 2010 eram uma data deles. Não interessou que todos errassem. Não interessou que mesmo o famoso polvo errou, e quando acertou, tudo era perfeitamente explicável pela lei das probabilidades (os “mistérios” da matemática).
Como não poderia deixar de ser, agora também há uma data de animais “videntes”, que na verdade são somente estratagemas dos seus donos para terem alguma publicidade à custa da inocência das pessoas.
Já existe um novo polvo, um lama, um cão, um porco, um furão, etc.
O mais “famoso” animal é um elefante, de nome Citta , que tem impressionado tudo e todos ao acertar sempre nos resultados (por exemplo, “previu” que a Polónia iria ganhar à Grécia, mas o resultado final foi um empate).
O que acho mais interessante é a quantidade de “jornalistas” (entre aspas) que se apinham para ver o elefante em acção.
Isto é uma indicação do estado de certo jornalismo, incluindo desportivo, e também uma indicação da falta de literacia das pessoas que ficam entusiasmadas com estas falsas “notícias” (como é que as pessoas continuam a cair nisto?).
7 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O que muita gente não vê é a carrada de coisas que esse elefante provavelmente não acertou. Essas não foram para ao Youtube. É como as previsões de fim do mundo, “a próxima é que é”
Author
Ruri,
Como diz no post, o elefante nem sequer no resultado da Polónia acertou… nem nisso..
E mesmo assim, os vídeos do Youtube usam isso como sendo positivo para o mito do profeta-elefante….
É que nem nisso os maus jornalistas repararam… por isso, continuam a difundir estas tretas de videncias do elefante.
Pessoalmente, durante o mundial de 2010, achei bastante piada às “previsões” do Octopus vulgaris de nome Paul. Obviamente que ninguém acredita que o animal era vidente, e nem tão pouco sabia o que era futebol ou o que é um país. Apenas se limitou a escolher o mexilhão que ia comer. Por acaso, teve a sorte ou a coincidência probabilística, como preferirem, de acertar em todos os resultados nesse certame. Agora cada um tira as suas conclusões.
Author
A matemática não depende de cada um tirar as suas conclusões.
2 + 2 = 4. A conclusão é igual para todos 😉
Há quem possa concluir que o acerto do polvo se deva à matemática, à sorte ou à vidência. Foi isso o que quis dizer. Cada um pensa como entender, ou seja, tira as suas próprias conclusões. 🙂
Da mesma forma que continuam a acreditar em MILAGRES de toda a espécie, etc.
É mais fácil “crer” cegamente, do que se dar ao trabalho de PENSAR.
Enfim.
Mas continuam a cair nisto sim, conversa com alguém que diz logo “aquele polvo acertava quase tudo” etc
[…] “vidente” foi o polvo Paul, no Mundial de 2010. No Europeu de 2012, a sensação era o elefante Citta, que, pasmem-se!, acertou em alguns jogos e errou […]