NGC 3628
Nesta imagem vê-se o chamado Trio De Leão, com a galáxia M65 (NGC 3623) ao centro direito, a galáxia M66 (NGC 3627) um pouco acima, e a galáxia NGC 3628 ao centro à esquerda.
Este trio encontra-se a cerca de 30 milhões de anos-luz da Terra.
Uma característica bastante interessante na imagem é a cauda revelada por NGC 3628, que terá sido certamente criada devido às violentas interacções gravitacionais que esta galáxia terá tido com as suas vizinhas no passado. Esta enorme cauda é composta por jovens estrelas azuis, e estende-se por uns incríveis 300.000 anos-luz (só para terem uma ideia da distância que isto é, a estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri, está somente a 4 anos-luz e a nossa rápida sonda Voyager 1, demorará 73 mil anos para chegar a Proxima Centauri. Agora, em vez de somente 4 anos-luz, imaginem 300.000 anos-luz para irem “pela cauda”).
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
Fantástico !!!!