Lua com mais ou menos gelo?

“Shackleton é uma antiga cratera lunar com 21 km de diâmetro e 4,2 km de profundidade, situada nas proximidades do pólo sul da Lua. É um local muito interessante porque o seu interior mantém-se permanentemente imerso na escuridão, ocultando do Sol preciosos depósitos de gelo de água e de outras substâncias voláteis.”
Leiam isto e muito mais, neste post do Sérgio Paulino.

Parte da cratera encontra-se no escuro e com baixas temperaturas desde a sua formação, há 3000 milhões de anos, o que torna possível a existência de pequenas quantidades de gelo.

Pensava-se que poderia ter muito gelo, mas afinal tem menos do que se esperava: só 22% da cratera parece ter pequenas partes de gelo.

O engraçado é que isto continua a parecer-me marketing lunar, neste caso baseado na luminosidade da cratera.
A própria Maria Zuber, investigadora principal e directora da equipa de investigação, diz: “There may be multiple explanations for the observed brightness throughout the crater. For example, newer material may be exposed along its walls, while ice may be mixed in with its floor.”

Leiam na NASA e no Público.

2 comentários

1 ping

  1. Cara.. posso estar me entusiasmando demais.. mas essa é uma cratera nas condições ideais..
    Pra ocorrer um ciclo de derretimento e congelamento da agua.

    É uma condição muito boa pra por exemplo, centenas de espécies de micro-organismos que temos na Terra, portanto se algum dia houve um na Lua e chegou até lá, as chances de ainda existir lá são grandes.;

    Sei pode ser viajem.. mas antigamente se alguém falasse que tem gelo na Lua, era piada também.
    Por falar nisso vi uma matéria falando de um redemoínho que foi visto na Lua, então ela não tem tão pouca atmosfera assim…

    1. O Sérgio Paulino já respondeu à sua dúvida sobre o redemoinho na Lua ;). Ele já explicou que não era um fenómeno atmosférico…
      http://www.astropt.org/2012/07/10/redemoinhos-em-mare-ingenii/#comment-57695

      abraços!

  1. […] « Lua com mais ou menos gelo? […]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.