Encontrar a verdade
Carl Sagan:
“Nós queremos perseguir/encontrar a verdade, independentemente onde a verdade nos leva; mas para encontrar a verdade precisamos de imaginação e cepticismo em igual medida. Não podemos ter medo de especular, mas deveremos saber separar a especulação dos factos. O Universo está cheio de verdades elegantes, de requintadas relações, na fantástica máquina a que chamamos Natureza.”
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
Concordo Carlos em genero número e grau, questiono apenas certos grupos que defendem algo como verdade única, mesmo na ciência. Do ponto de vista Histórico hoje é muito mais fácil termos esta visão relativista das coisas do que é talvez um ou dois séculos atrás. Lembra dos Iluministas que vislubravam um “mundo novo” guiado pela razão que teria o seu auge no século XX. O que razão e´o intelectuo produziram foi duas guerras mundiais “regradas a um holocausto”. Como dizem na História, “os homens são escravos de seu tempo”. E hoje em nosso mundo existe maior possibilidade de vermos o passado , o presente e tecermos o futuro.
Não acredito numa verdade,única, existem apenas discursos,ou melhor, fraguementos. Quer sejam religiosos ou científicos. Existe o relativismo fraguementado nos diversos discuros ao longo da História.Querer impor uma verdade como única e ´correr o risco de cair no fundamentalismo, mesmo na ciência.Cito o exemplo da História que se decompôs na chamada “História em migalhas”. O revisionismo histórico ao defender que não ocorreu o holocausto, e por ai vai nos inúmeros discursos.
Author
Quem diz que não ocorreu o Holocausto, são extremistas religiosos.
Na ciência não há fundamentalismo. Há sim conhecimento acumulado. Que é aquilo que lhe permite estar na internet 😉