Titã em contra-luz
A lua Titã vista pela Cassini a 24 de Julho de 2012.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/composição a cores de Sérgio Paulino.
A Cassini realizou na passada terça-feira uma passagem a 1.012 quilómetros de distância da superfície de Titã. O encontro teve como principal objectivo a detecção de reflexos especulares de alguns dos muitos lagos de metano que povoam toda a região do pólo norte. A imagem de cima mostra a perspectiva da sonda da NASA durante a sua aproximação pelo lado nocturno de Titã, quando esta se encontrava ainda a uma distância de pouco mais de 170 mil quilómetros.
Related
Sérgio Paulino
Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e, mais recentemente, em Biologia. Iniciou o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
3 comentários
Estes são os primeiros passos, na aventura que imagino que irá continuar daqui por alguns séculos com natação nos lagos de metano em Titã 😛
Natação com fato espacial, claro 😛
Mais um papel de parede pro meu note 🙂 Tem mais fotos dessa passagem?
Author
Sim. 🙂
Podes encontrá-las aqui: http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/raw/?start=1. 😉