Nos últimos dias foram registados dois lançamentos orbitais com resultados diferentes. Enquanto que a Arianespace continua a marcar pontos e a afirmar a sua posição de liderança no mercado internacional do lançamento de satélites, um foguetão Proton-M/Briz-M falhou a colocação na órbita geossíncrona de dois satélites de comunicações.
O lançamento do foguetão Ariane-5ECA (VA208) que colocou em órbita os satélites de comunicações Intelsat-20 e Hylas-2, teve lugar 2054UTC desde o Complexo ELA3 do CSG Kourou no dia 2 de Agosto.
O lançamento de dois satélites de comunicações no dia 6 de Agosto de 2012 não foi concluído com sucesso depois de uma falha registada no estágio superior que deveria colocar os dois veículos a caminho da órbita geossíncrona.
O lançamento de um foguetão Proton-M/Briz-M com os satélite Telkom-2 e Express-MD2 teve lugar às 1931UTC do dia 6 de Agosto de 2012 a partir da Plataforma de Lançamento PU-24 do Complexo de Lançamento LC81 do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão. Os três estágios do foguetão Proton-M colocaram a Unidade Orbital (Briz-M + Telkom-2 + Express-MD2) numa órbita inicial a partir da qual o estágio superior iria executar quatro queimas para colocar os dois satélites a caminho das suas órbitas definitivas. Porém, um problema com o desempenho do Briz-M levou à perda dos dois satélites que se separaram para órbita nas quais são inúteis.
Esta é a 8ª falha do Briz-M e já foi nomeada uma Comissão Governamental para investigar o ocorrido.
O Telkom-3 foi construído pela ISS-Reshetnev e o seu equipamento de comunicações pela Thales Alenia Space. O satélite seria utilizado pela empresa indonésia Telkom Group e estava equipado com 42 repetidores (24 de banda C a 36 MHz, 8 repetidores de banda C a 54 MHz e 4 repetidores de banda C a 36 MHz, além de 54 repetidores de banda Ku a 54 MHz). Por seu, o satélite Express-MD2 foi construído pela Khrunichev e estava equipado com 8 repetidores de banda C e 1 repetidor de banda L.
Últimos comentários