Santa Maria vai receber estação do projeto Galileo

A ilha de Santa Maria, nos Açores, vai receber uma estação do projeto Galileo, o sistema de navegação por satélite lançado pela União Europeia, que estava também a ser disputada pelos arquipélagos da Madeira e das Canárias.

 

“A instalação de uma GSS (Galileo Sensor Station) em Santa Maria reforça a criação de um ‘cluster’ de tecnologias espaciais nesta ilha”, afirmou o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, em declarações à agência Lusa.

 

Nesta ilha do Grupo Oriental dos Açores já funciona a única Estação de Rastreio da Agência Espacial Europeia (ESA) existente em Portugal e o Centro de Monitorização do Atlântico Norte, estando a ser instalada uma estação da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais.

O Jornal Oficial da União Europeia já publicou o resultado do concurso para a instalação da GSS num dos três arquipélagos (Açores, Madeira e Canárias), que foi ganho pela proposta apresentada pela empresa EDISOFT, prevendo a sua localização em Santa Maria.

O projeto envolve um investimento superior a um milhão de euros, incluindo a prestação de serviços e o fornecimento da infraestrutura necessária à implementação e funcionamento da GSS.

 

Neste investimento está também incluído o fornecimento de consumíveis associados ao funcionamento e manutenção da estação, a manutenção da infraestrutura e a mão-de-obra qualificada para apoiar as equipas de integração e verificação da montagem da estação.

O Galileo é o sistema de navegação por satélite da União Europeia, concebido como um projeto civil em oposição ao GPS norte-americano e ao GLONASS russo, ambos de origem militar.

 

Este sistema europeu, que incluirá 30 satélites, deve proporcionar maior precisão e maior segurança, além de estar menos sujeito a problemas, já que terá capacidade para testar automaticamente a sua integridade.

O Galileo deverá começar a operar em 2013, mas apenas estará concluído e totalmente a funcionar no final da década, estando os seus centros de controlo instalados na Alemanha e em Itália.

 

Os primeiros sinais deste sistema de navegação foram transmitidos a 12 de janeiro de 2006 pelo satélite GIOVE-A, colocado em órbita a 28 de dezembro de 2005.

 

(in DN)

1 comentário

  1. Este ano não há dinheiro da Anacom a ser transferido para a Fundação para as Comunicações Móveis, mais conhecida pelo Magalhães, apesar das operadoras ainda reclamarem dívidas. Agora o Governo mudou o destino dos lucros da Anacom. Estes vão, na sua maior parte, para pagar a participação portuguesa na Agência Espacial Europeia.

    Ficará assim coberta parte da dívida do Estado português à Agência Espacial Europeia que, segundo se escreve na portaria, tinha reclamado o pagamento imediato de 10 milhões de euros ao Estado. Ainda assim, os compromissos assumidos por Portugal entre 2005 e 2008 ascendem a 12,5 milhões de euros.

    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=590807

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.