Eclipse do Sol visto de Marte
Foto tirada a 13 de Setembro de 2012. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems
O rover Curiosity viu um eclipse parcial do Sol.
Quando vemos a partir da Terra, um eclipse do Sol acontece quando a nossa Lua se interpõe entre nós e o Sol. Neste caso, a lua Fobos interpôs-se entre a visão do rover Curiosity na superfície de Marte e o Sol, cobrindo parcialmente o Sol.
Enquanto na Terra podemos ver a nossa Lua a cobrir totalmente o Sol, a partir de Marte isso não acontece. Apesar da lua Fobos estar muito mais perto da superfície marciana do que a nossa Lua da superfície terrestre, o que deveria levar à existência de vários eclipses, a característica mais importante nesta “dança” é que a lua Fobos é tão pequena (somente 22 kms) que não consegue cobrir totalmente o Sol.
Por último, refira-se que estas fotos do eclipse não foram coincidência. Uma das características mais importante da ciência é a previsão. As “profecias” da ciência concretizam-se mesmo. E, neste caso, os cientistas já estavam a planear estas fotos há uns tempos.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários