Descoberta uma nuvem molecular em forma de trança
Crédito: Keio University, NAOJ
Uma equipa de astrónomos da Universidade Keio descobriu uma nuvem molecular gigante (com um volume de gás centenas de milhares de vezes superior ao Sol), perto do centro da Galáxia, a cerca de 30.000 anos-luz de distância da Terra.
A nuvem tem uma peculiar estrutura em hélice, gerada por um campo magnético. Esta estrutura terá se formado após a colisão de duas nuvens moleculares, há quase 1,8 milhões de anos.
A imagem em baixo mostra 2 gigantescas nuvens moleculares com velocidades radiais diferentes. A linha a verde mostra a nuvem molecular em forma de trança a surgir do ponto de colisão das duas nuvens moleculares.
Crédito: Keio University, NAOJ
Leiam os detalhes desta descoberta, em inglês, aqui, aqui, e o artigo científico.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 ping
[…] Nuvem de Smith vai colidir com Via Láctea. Jantar de Buraco Negro. Buracos Negros são Tubarões. Nuvem molecular em forma de trança. Andrómeda (comprimentos de onda, visível). Milkomeda (aqui e aqui). Já colidiu. Grupo Local. 61 […]