A China levou a cabo com sucesso o lançamento do satélite venezuelano VRSS-1 ‘Francisco de Miranda’. O Lançamento teve lugar às 0412UTC do dia 29 de Setembro de 2012 e foi levado a cabo por um foguetão CZ-2D Chang Zheng-2D desde a Plataforma 603 do Complexo de Lançamento LC43 do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, Mongólia Interior.
O satélite Miranda é um satélite de detecção remota tendo por base o modelo CAST 2000. Tinha uma massa de 880 kg no lançamento e está equipado com duas câmaras de alta resolução e câmaras de média resolução. As câmaras de alta resolução têm uma resolução espacial de 2,5 metros em modo pancromático e 10 metros de modo multiespectral. As câmaras de média resolução têm uma resolução espacial de 16 metros. O satélite irá estar operacional numa órbita a 639 km de altitude.
Este foi o 52º lançamento orbital de 2012, sendo o 3º lançamento desde Jiuquan.
3 comentários
Rui,
Obrigada, é de grande proveito a sua resposta, Porém , eu tenho que desenvolver uma monografia sobre o assunto, onde eu posso encontrar bibliografias para me embasar sobre a posição da URSS em relação ao desastre da Challenger ?
Olá Thais,
Na altura os dirigentes soviéticos lamentaram o desastre do Challenger e a perda dos sete astronautas. Porém, aproveitaram para referir que o desastre com o vaivém espacial era uma amostra do que poderia acontecer com o desenvolvimento do programa da Iniciativa de Defesa Estratégica ‘Star Wars’ (Guerra da Estrelas) – SDI Strategic Defence Initiative, que na altura o Presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, impulsionava. Não esquecer que por parte da URSS, o vaivém espacial era visto como uma arma de guerra que poderia ser até utilizado para a largada de bombas sobre o território soviético (!!!)
Oie Rui,
Adorei o blog e os vídeos, estou fazendo um trabalho para a faculdade e gostaria de saber se você poderia me ajudar, preciso encontrar como foi a reação dos Russos ao saber do desastre da Challenger. Existe algum documentário, ou texto sobre o assunto ?
fiz essa pergunta ao Carlos e ele me indicou esse post.
Obrigada