Bohr
O Google lembra-nos que hoje celebra-se o 127º aniversário de Niels Bohr.
Bohr nasceu a 7 de Outubro de 1885, em Copenhaga, na Dinamarca.
Para quem não sabe, lembro que Niels Henrick David Bohr foi um gigante da física, que nos permitiu compreender a estrutura do átomo e nos deu passos de gigante para a compreensão da física quântica, sem a qual o mundo moderno como o conhecemos seria inexistente.
Bohr foi um dos gigantes sobre o qual se apoiaram outros gigantes, como Einstein, Broglie, Schrödinger, Heisenberg, Pauli, etc.
Bohr também é famoso por responder a Einstein. Quando Einstein disse que “Deus não joga aos dados” devido à sua antipatia em relação à quântica (Einstein defendia o determinismo das leis científicas), Bohr respondeu-lhe que Einstein devia parar de dizer a Deus o que fazer.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
1 ping
Interessante também um artigo sobre o período intitulado por alguns historiadores como sendo a “Monocracia da Escola de Copenhague na Filosofia da Mecânica Quântica” (nos saudosos e boêmios anos 50) entre Hugh Everett III (na época, jovem estudante de doutorado em Física Quântica), Archibald Wheeler (seu orientador) e Niels Bohr.
Vale a pena esta (re)leitura. 😉
Abraços.
[…] Incas. Galileu. Copérnico. Newton (luz, documentário). Hawking (documentário). Bruno (aqui). Bohr. Cassini. Maxwell. Horrocks. Curie. Feynman. Ibata. Manning. História da Ciência. Einstein: […]