Foi detectada uma enorme quantidade de vapor de água em Lynds 1544
Imagem em infravermelho feita pelo Herschel da nuvem molecular que se encontra na direcção da constelação do Touro. No canto inferior esquerdo encontra-se a parte denominada L1544 e que irá formar uma estrela como o Sol. Crédito: ESA/Herschel/SPIRE
Lynds 1544 é um segmento de uma nuvem molecular de gás e poeira que se encontra a cerca de 450 anos-luz de distância da Terra.
Lynds 1544 irá em breve colapsar e formar uma estrela similar ao Sol.
O observatório espacial Herschel (ESA) descobriu em Lynds 1544 um enorme reservatório de vapor de água – poderia-se encher mais de 2000 vezes os oceanos terrestres com a quantidade de vapor de água detectada.
Um pouco deste vapor de água será usado na formação da estrela, enquanto que a grande maioria será incorporado no disco proto-planetário que rodeará a estrela e que mais tarde poderá formar planetas (se calhar alguns com água líquida como a Terra).
Esta foi a primeira vez que se detectou vapor de água numa nuvem molecular nos momentos anteriores à formação de uma estrela.
Antes pensava-se que toda a água estivesse congelada nos grãos de poeira da nuvem molecular. Com esta descoberta, pensa-se agora que deverá existir muito mais gelo na nuvem molecular – provavelmente mais de 3 milhões de vezes que os oceanos gelados da Terra.
Leiam no site da ESA.
Vapor de água detectado em L1544. Crédito: ESA/Herschel/SPIRE/HIFI/Caselli et al.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 ping
[…] Cometas de água. Estrela L1448-MM. Quasar APM 08279+5255. Água na atmosfera de 5 exoplanetas. Lynds 1544. Chuvas noutros […]