Cozinhar pizzas em Vénus
Neil deGrasse Tyson: “Em Vénus, pode-se cozinhar uma pizza de pepperoni em 7 segundos, bastando para isso segurá-la no ar.”
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
1 ping
Em geral seria possível (se devidamente embalada conforme as observações anteriores) mas nem em todos lugares, pois encontraram uma região “amena” em Venus.
Clássico: Os físicos parecem ter uma tendência para esquecer (um bocadinho) a parte da química.
Antes de pensarem em abrir uma filial da telepizza ou pizzahut, eventualmente, cozinhar em “banho maria” de ácido sulfúrico não será muito saudável.
ps: eu não fiz as contas
Caro jpedrodias,
Na atmosfera venusiana, o ácido sulfúrico concentra-se, essencialmente, sob a forma de nuvens a altitudes entre os 50 e os 70 km, e sob a forma de uma neblina gasosa a altitudes superiores a 35 km. Na superfície é praticamente indetectável. 😉
[…] sorriso, meteorito, gelo, mapa, vídeo). Vénus (informações, mistérios, história, viver, pizza). Júpiter (sistema, núcleo a derreter, mancha a diminuir, explosão, 65 + 2 luas, JUNO, JuIcE). […]