Durante o furacão Sandy, uma conta anónima (sob o pseudónimo ComfortablySmug) no Twitter andava a divulgar os piores cenários sobre a devastação que estava a acontecer em Nova Iorque. Algumas televisões até caíram nessas mentiras, como por exemplo a CNN que reportou que a bolsa de Nova Iorque estava debaixo de um metro de água. Era tudo falso. Mas fez com que este anónimo tivesse imediatamente uma legião de milhares de seguidores e rapidamente tornou-se uma sensação na internet. Os seguidores-crentes espalharam estas falsas informações pelas redes sociais como se fosse “fogo”.
Mas como a internet também serve muitas vezes para fazer o bem, aquele que se escondia atrás do anonimato foi apanhado. Chama-se Shashank Tripathi, é um gestor de fundos de pensões, era director de campanha de Christopher R. Wight (candidato republicano ao Congresso por Nova Iorque), e é apoiante de Mitt Romney.
Consequências? Já teve que se demitir de todas as funções políticas que desempenhava. Para já… Vamos ser optimistas e pensar que rapidamente a lei vai mudar, levando a que todos estes vendedores de banha de cobra da era digital sejam severamente punidos com penas de prisão por ataque deliberado à população (criando-lhe medos infundados).
Leiam no Público e no Buzzfeed (o site que o desmascarou).
Note-se que Shashank fez o mesmo que muitos milhares de internautas, que ao abrigo de pseudónimos vêm para a internet dizer os maiores disparates sobre os Maias, sobre Nibiru, sobre extraterrestres, sobre o cometa Elenin, sobre o Haarp, sobre consequências das vacinas, sobre tempestades solares, sobre saúde quântica, sobre asteróides, etc.
Se a justiça internacional colocasse “pés ao caminho” nesta era digital, teríamos muita gente desmascarada, demitida, presa, e a ressarcir monetariamente todos aqueles que enganaram. Aí sim, os conspiradores e demais pseudos pensariam duas vezes antes de divulgarem informações totalmente falsas.
3 comentários
1 ping
Vá lá, um a menos…por enquanto!
Lembrem-se sempre do caso do Popoff!
http://www.astropt.org/2012/07/13/apresento-vos-peter-popoff/
“Tudo o que aparece na internet é verdade” – D. Afonso Henriques 😛
Quanto mais inseguras, e quanto maior for a situação de dificuldade que as pessoas estiverem passando, mais abertas ao sensacionalismo e a crendices elas ficam.
E esse é o caminho por qual todos os malandros seguem.
[…] do Céu. Apanhados: Coco preso. Leitura de sina. Polícia. Presas. Detidos. Pai de santo preso. Vigarista da internet. Burla. Burlas. Violada. Roubo. Parvalhão. Tribunal para publicidade enganosa. Chinês preso. […]