NGC 5010 – uma galáxia em transição
Crédito: ESA/Hubble & NASA
A NASA divulgou esta imagem feita pelo telescópio espacial Hubble à galáxia NGC 5010, que tem características de ambos os tipos de galáxias: espirais e elípticas.
Esta galáxia deverá, assim, estar em transição: era uma galáxia espiral e deverá se tornar uma galáxia elíptica dentro de muitos milhões de anos.
A NGC 5010 está-se a tornar numa galáxia cada vez mais “vermelha e morta”, devido ao envelhecimento das suas estrelas – está-se a tornar incapaz de formar novas estrelas.
Esta galáxia encontra-se a 140 milhões de anos-luz de distância da Terra.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
1 ping
Olá Carlos.
Eu sou prof de CFQ no colégio Guadalupe, Verdizela, Seizal, e gostaria de fazer uma observação noturna dos astros com os meus alunos do secundário. Será que me poderia dar alguma orientação para onde me dirigir no sentido de encontrar alguém disponível para fazer este tipo de evento? Nós não temos nenhum material de observação astronómica. Muito obrigado!
Dário Zabumba
Author
Onde é isso? Perto do Seixal, certo?
Tem o grupo da Atalaia:
http://www.atalaia.org/
A APAA:
http://www.astrosurf.com/apaa/
E assim de repente, lembro-me de alguns membros do astroPT, que moram perto daí, como o Sérgio Paulino e o Manel Rosa Martins, mas deve haver outros que não me estou a lembrar assim de repente.
Caro Senhor Professor Dário Zambuja, também recomendo que contacte o O NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia
http://www.nuclio.pt/nuclio_contactos.html
Eles estão devidamente apetrechados e podem combinar uma sessão de acordo com as faixas etárias dos alunos. Na região deverão ter alguma poluição luminosa e por isso convém terem um Planetário insuflável e Astrónomos qualificados, sem desprimor para os outros grupos, que também deverá consultar.
Bem haja e Obrigado pela iniciativa dessa sessão de Ciências :))
[…] NGC 1187. NGC 1232. NGC 1275. NGC 2403. NGC 2683. NGC 2841. NGC 3190. NGC 3521. NGC 3628. NGC 4634. NGC 5010. NGC 5806. NGC 6384. NGC 6745. NGC 6872. NGC 891 (aqui e aqui). NGC 300. NGC 1300. Rosa. Rosa […]