Poeira atmosférica sobre a cratera Gale

Mudança na opacidade atmosférica entre os sóis 75 e 100. Imagens obtidas pela MastCam do Curiosity a 22 de Outubro e a 16 de Novembro de 2012.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Sérgio Paulino.

Na semana passada, a Mars Reconnaissance Orbiter observou o desenvolvimento de uma grande tempestade de poeira em Utopia Planitia. Nos sóis seguintes, a tempestade deslocou-se através de Isidis Planitia e Syrtis Major até ao hemisfério sul do planeta vermelho, aumentando em seguida de tamanho até atingir uma área com cerca de 10,4 milhões de quilómetros quadrados, cobrindo toda a bacia de Hellas e grande parte de Noachis Terra, a oeste, e Promethei Terra, a leste. Por essa altura, o fenómeno mostrava já sinais de enfraquecimento. No entanto, apesar de nunca ter estado a menos de 1.300 quilómetros de distância da cratera Gale, a tempestade lançou quantidades significativas de poeira sobre o local onde se encontra o robot Curiosity, como podem verificar na imagem de cima.

3 comentários

    • Bruno B Garcia on 24/11/2012 at 16:20
    • Responder

    Venha o pó que quiser a curiosity é uma maquina a serio não é um brinquedo a energia solar como as spirit e oportunity que tinham de parar todos os invernos e sempre que tinha pó nos paineis.

    activate the dust shields full power on the nuclear reactor and drive on

    • Pedro Rodrigues on 24/11/2012 at 01:58
    • Responder

    Quando dizem Sol 75 e Sol 100 são dias marcianos?? E à quantos dias o robot está em Marte?

    1. Olá Pedro,

      Sim. Um sol corresponde a um dia solar marciano, ou seja, cerca de 24 horas, 39 minutos e 35 segundos. O Curiosity poisou na cratera Gale há 110 dias terrestres ou 107 sóis marcianos. 😉
      Já agora, deixo aqui uma curiosidade. Os membros da equipa da missão que operam o Curiosity vivem pela hora solar da cratera Gale.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.