A China levou a cabo o lançamento da missão YG-16 Yaogan Weixing-16 às 0406UTC do dia 25 de Novembro de 2012, com o lançamento a ser efectuado com um foguetão CZ-4C Chang Zheng-4C a partir da Plataforma de Lançamento 603 do Complexo de Lançamento LC43 do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan.
Todas as fases do lançamento decorreram sem problemas e os satélites foram colocados nas órbitas previstas.
Segundo a imprensa oficial chinesa, a missão YG-16 é composta por um satélite de detecção remota desenhado para uma grande variedade de utilizações, incluindo experimentação tecnológica, detecção de recursos terrestres, estimativa de colheitas, e redução e prevenção de desastres naturais.
No entanto, muitos analistas crêem que esta é a segunda missão tipo NOSS (Naval Ocean Surveillance System) composta por três satélites e destinados à escuta electrónica marítima.
De forma geral, e apesar de serem designados como uma série de satélites de detecção remota, a designação ‘Yaogan Weixing’ é utilizada para encobrir a verdadeira natureza militar destes satélites. De facto, são lançadas diferentes séries de veículos sobre esta designação e todos têm uma aplicação militar. A designação ‘Yaogan Weixing’ é utilizada assim da mesma forma que a designação ‘Cosmos’ era utilizada pela União Soviética para encobrir a natureza militar de milhares de satélites.
2 comentários
Olá Alexandre.
São placas de protecção térmicas que são descartadas na fase inicial do lançamento. Hoje só as vemos nos lançadores chineses, mas já foram utilizadas noutros lançadores.
O que são esses objetos que caem dos foguetes chineses no inicio do lançamento? Não me lembro de ver isso em nenhum outro tipo de foguete.