China lança missão Yaogan Weixing-16

A China levou a cabo o lançamento da missão YG-16 Yaogan Weixing-16 às 0406UTC do dia 25 de Novembro de 2012, com o lançamento a ser efectuado com um foguetão CZ-4C Chang Zheng-4C a partir da Plataforma de Lançamento 603 do Complexo de Lançamento LC43 do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan.

Todas as fases do lançamento decorreram sem problemas e os satélites foram colocados nas órbitas previstas.

Segundo a imprensa oficial chinesa, a missão YG-16 é composta por um satélite de detecção remota desenhado para uma grande variedade de utilizações, incluindo experimentação tecnológica, detecção de recursos terrestres, estimativa de colheitas, e redução e prevenção de desastres naturais.

No entanto, muitos analistas crêem que esta é a segunda missão tipo NOSS (Naval Ocean Surveillance System) composta por três satélites e destinados à escuta electrónica marítima.

De forma geral, e apesar de serem designados como uma série de satélites de detecção remota, a designação ‘Yaogan Weixing’ é utilizada para encobrir a verdadeira natureza militar destes satélites. De facto, são lançadas diferentes séries de veículos sobre esta designação e todos têm uma aplicação militar. A designação ‘Yaogan Weixing’ é utilizada assim da mesma forma que a designação ‘Cosmos’ era utilizada pela União Soviética para encobrir a natureza militar de milhares de satélites.

2 comentários

  1. Olá Alexandre.

    São placas de protecção térmicas que são descartadas na fase inicial do lançamento. Hoje só as vemos nos lançadores chineses, mas já foram utilizadas noutros lançadores.

    • Alexandre Zapolskas on 26/11/2012 at 19:00
    • Responder

    O que são esses objetos que caem dos foguetes chineses no inicio do lançamento? Não me lembro de ver isso em nenhum outro tipo de foguete.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.