Dia Nacional da Astronomia
Hoje, dia 2 de Dezembro, celebra-se o Dia Nacional da Astronomia, no Brasil.
Segundo percebi, esta é a data de nascimento de D. Pedro II, que estabeleceu o Observatório Nacional, iniciando assim os trabalhos astronómicos no Brasil em 1827.
Hoje, existirão actividades de observação astronómica um pouco por todo o lado no Brasil.
Por isso, se estiverem no Brasil, aproveitem e contactem os grupos astronómicos mais próximos de vocês.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
parabéns pra todos os astrônomos (profissionais, amadores, entusiastas e curiosos…) eu nunca tive muita afinidade com ciência (apesar de trabalhar com tecnologia) mas sempre tive uma queda pelos mistérios do universo… mas tenho muita dificuldade (ou seria preguiça?) em entender a astronomia: sempre achei tudo muito complicado, complexo demais para mim… minha cabeça sempre dói um pouco quando começo a estudar astronomia.. mas sempre tive curiosidade e um certo fascínio pelo universo, só que achava que astronomia era para poucos, coisa de gente maluca (no bom sentido) e inteligente.. não era pra mim e por isso deixei esse sonho de lado… agora, beirando meus 40 anos, voltei me interessar.. nunca olhei planetas de perto por um telescópio, mas sempre tive vontade… o pior é que hj vivo numa cidade grande, sem grandes possibilidades de observar o céu (moro num apartamento perto do centro, onde mal há espaço para ver o céu, contemplar as estrelas, etc..) acredito que a astronomia (mesmo que amadora) exige que locais adequados para um observação apropriada , além de muito estudo, tempo e paciência (para observar e aprender) , coisas raras no mundo que vivemos hoje. isso sem falar em equipamentos caros, deslocamentos para áreas mais isoladas das luzes da cidade, etc mas todo bom hobby hj em dia é caro… o primordial é ter interesse… do meu apto de 40m2 perto do centro da cidade, de onde mal dá para ver o céu (de pouco adiantaria comprar um binóculo ou telescópio, pois não teria mesmo como observar) tenho que contentar, pelo menos por enquanto, com os softwares que mostram o céu para aprender um pouco mais… e de sites, como o astropt, que me ensinam muito, apesar de me dedicar pouco aos estudos da astronomia (como disse, minha cabeça dói qdo me concentro muito na astronomia… rsrsrs.. ) mas nunca vou deixar de admirar os estudiosos do universo, ainda com uma certa ponta de inveja…;o) … parabéns a todos vocês…
Congratulações!
http://www.on.br
Atenciosamente,
ORF
Parabéns à todos àqueles que fazem parte desta nobre área da ciência – de igual maneira os futuros astrônomos.
Abraços.
Dia Nacional da Astronomia
PROJETO DE LEI N.º 5.931, DE 2009
(Do Sr. Guilherme Campos)
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/690993.doc