Este vídeo – «Alien Song» – é um clássico. Quase toda a gente já o viu. Se não conhecem… vejam, é engraçado. A animação até pode nem parecer muito sofisticada, mas quando apareceu na net, em 1999, seis anos antes da fundação do YouTube, tornou-se um fenómeno de popularidade e um dos vídeos mais partilhados (usava-se sobretudo o email).
O autor, Victor Navone, tinha 29 anos quando gastou dez dias do seu tempo livre para criar a animação. «Alien Song» era o terceiro de uma série de estudos para o ajudar a aprender a animar personagens por computador. Blit Wizbok – é o nome do alien morto pelo disco-sound – foi parcialmente inspirado pelos ET’s de «Toy Story», da Pixar, lançado quatro anos antes.
Navone apercebeu-se da real dimensão da popularidade do vídeo quando recebeu um email de um representante da cantora Gloria Gaynor, cujo tema «I Will Survive» usara como paródia.
Seria uma queixa sobre a violação dos direitos de autor? Teria Gloria Gaynor ficado ofendida com a utilização que lhe dera? Nem uma coisa nem outra: a mensagem informava-o de que a cantora achara tanta piada ao vídeo que colocara o link para «Alien Song» na página pessoal.
Quando o telefone toca
Ainda em 1999, já «Alien Song» corria de mail em mail, um extraordinário acontecimento provocou uma reviravolta na vida de Navone.
Uma cópia do vídeo chegara ao email do presidente da Pixar. Edwin Catmull gostou tanto do que viu que entrara em contacto com Navone e lhe oferecera um emprego na empresa como animador. E ele aceitou o trabalho de sonho.
Navone trabalha na Pixar desde então. «Ensinaram-me muito sobre animação por computador e deram-me todo o tempo de que precisei para crescer antes de me porem a trabalhar a sério», afirma. Foi um dos animadores de filmes como «Monstros & Companhia», «À Procura de Nemo», «Os Incríveis» e «Toy Story 3».
Um vídeo de 45 segundos mudou-lhe a vida e moldou-lhe a carreira para sempre: começava a nascer o poder da Web, uma rede global capaz de interligar milhões em todo o mundo, montra planetária de produtos e pessoas cuja visibilidade já não dependia da aprovação de uma minoria com o monopólio de todas as decisões. O poder democrático do link e da partilha. Um poder odiado e combatido até hoje.
P.S. — E claro que as paródias com o «I Will Survive» não se ficaram por um alien…
1 ping
[…] Formas de Alienígenas Inteligentes. Níveis de Civilizações Alienígenas Avançadas. Discussão. Alien Song. […]