Se seguirmos a água, então 6 luas poderão ter condições para a vida
Europa, lua de Júpiter
Ray Villard escreve na Discovery News, que se a ideia é procurar vida em locais com bastante água no estado líquido, então os melhores sítios para procurar vida extraterrestre serão 6 luas no nosso Sistema Solar: Europa (lua de Júpiter), Ganimedes (lua de Júpiter), Calisto (lua de Júpiter), Titã (lua de Saturno), Encélado (lua de Saturno), e Tritão (lua de Neptuno).
Várias delas poderão ter oceanos subterrâneos com mais água que todos os oceanos da Terra. Em termos comparativos, a tímida Terra até poderá ser, assim, considerado um mundo seco…
Curiosamente isto está de acordo com a ideia de que a noção antiga de “zona habitável” deveria começar a dar lugar a uma maior atenção às grandes luas dos planetas, incluindo a procura por exoluas em órbita de “Júpiteres quentes” noutros sistemas planetários.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
8 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Será que só eu gosto de me imaginar na superfície dessas luas a comtemplar planetas gigantes e outras luas num céu muito estrelado?
Não. Não és o único Jonatas. 🙂
Eu acredito que haja vida no Universo e não apenas na Terra. Mas também penso que essas formas de vida serão necessariamente diferentes das terrestres , porque me parece impossível que se reproduzam tal e qual, em qualquer ponto do Universo, as condições que permitiram a evolução até às formas de vida que conhecemos. Creio que não estamos sós no Universo, mas que coexistimos com outras formas de vida. Só que não acredito nos homenzinhos verdes. Terei alguma razão?
Os meus cumprimentos.
Gracite o problema é que procurar vida em planetas(ou luas) diferentes da terra é difícil. A prioridade mesmo é em planetas parecidos com água liquida através de uma atmosfera que a retenha como na terra, não só pra procurar vida inteligente mas um possível planeta secundário para vivermos(nossas gerações futuras, porque eu ou vc nem em sonho)
não chegarei a ver isso infelizmente
Titã é bastante conhecida por ter o Metano liquido ocupando o espaço que tem a agua no nosso planeta.
Mas acho que não tem agua liquida.
Pelo que sei a agua, na forma de rochas de gelo, fazem parte da “terra” de titã, ou seja é um componente da superfície, e não de áreas liquidas. A “pedra de agua” em Titã é como um mineral na forma de cristal aqui na Terra.
Como o granito..
Mas não discordo que seja uma lua que seja das escolhidas como as primeiras a procurarmos vida..
Acredito que é plenamente possível ter uma vida baseada em Metano em vez de Agua, e acho até que a vida seria mais facilmente explicada, como derivada do Metano doq da Agua..
Carlos Oliveira me indica um bom Livro de Comunicação Científica!!!?? Grato, abraços
Acredita-se que Titan possa ter um oceno subterrâneo de água líquida.
[…] de computador, sem solução). Sagan. Dentro de Buracos Negros. Buraco Negro de Outro Universo. Luas. Vida em Vénus. Astrónomo Russo. Educação. Documentários (Alien Planet). […]