Cooperação espacial!

ESA e a NASA anunciaram na quarta-feira a colaboração na construção da nave espacial Orion para a qual a ESA irá contribuir com um módulo de trabalho. O lançamento da nave está planeado para 2017. A Orion irá levar os astronautas para o espaço, mais longe do que nunca, num módulo baseado na tecnologia do Veículo de Transferência Automatizado (ATV) europeu.

Os ATV têm sido usados no reabastecimento da Estação Espacial Internacional desde 2008. O quarto na série, o ATV Albert Einstein, está a ser preparado para o lançamento no próximo ano, a partir de Kourou, na Guiana Francesa.

O ATV Edoardo Amaldi

O módulo de serviço baseado no ATV, colocado por baixo da cápsula da tripulação do Orion, irá fornecer propulsão, energia, controlo térmico, tal como fornecer água e gás aos astronautas no habitáculo.

Esta colaboração entre a ESA e a NASA prolonga o espírito de colaboração internacional que está na base da Estação Espacial Internacional.

O ATV é uma demonstração versátil da tecnologia europeia, desempenhando muitas funções durante uma missão à Estação Espacial Internacional. O transportador espacial reposiciona a Estação e ainda consegue desviar o complexo orbital da rota de lixo espacial. Enquanto está ligado à ISS, o ATV torna-se num módulo extra para os astronautas. Por fim, acabada a missão, o veículo traz da Estação  materiais de desperdício.

“O ATV já mostrou o seu valor em três missões sem qualquer falha à Estação Espacial e este acordo é mais uma confirmação de que a Europa está a construir naves avançadas e de confiança,” disse Nico Dettmann, responsável pelo programa de produção de ATV’s.

Orion

Thomas Reiter, director de Voos Tripulados e Operações da ESA diz: “A decisão da NASA de cooperar com a ESA no seu programa de exploração, num elemento crítico para a missão é um sinal forte de confiança nas capacidades da ESA, para a ESA é uma importante contribuição para a exploração humana.”

Dan Dumbacher, da área do desenvolvimento de sistemas na sede da NASA em Washington DC, concorda: “O avanço da engenharia permite-nos integrar um módulo de serviço da ESA no Orion.”

A primeira missão da nave Orion será uma viagem não tripulada à Lua, em 2017, com regresso à atmosfera terrestre a uma velocidade de 11 km/s ­– a reentrada mais rápida de sempre.

 

(Fonte: ESA)

1 comentário

    • Fernando Simoes on 06/05/2013 at 20:57
    • Responder

    A viajar a esta velocidade, qualquer dia, podemos ir à lua tomar café para estarmos de volta 2 horas depois, ou pouco mais. Impressionante sem dúivida.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.