Método científico
Todos nós utilizamos o pensamento científico milhares de vezes por dia. Todos nós somos cidadãos-cientistas.
Mas somos muito mais curiosos e “cientistas” enquanto crianças. Todas as crianças nascem cientistas, curiosos em relação ao mundo à sua volta, e continuam assim durante os primeiros anos. Mais tarde esquecem essa sua faceta e imaginam que ciência não é com eles. Michio Kaku diz que é devido à ciência ser mal ensinada. Ken Robinson diz que a educação formal castra a nossa criatividade, elevando valores contrários à ciência.
A verdade é que desde que nascemos, as nossas atitudes reflectem o pensamento científico. Os cientistas não fazem segredo da forma como fazem as coisas. E o que se faz nos laboratórios é igual ao que fazemos cá fora sem notarmos.
Volto a repetir: qualquer pessoa nasce a saber o método científico. Negar o pensamento científico é negar-se a si próprio.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
4 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Nós, que buscamos respostas aos nossos questionamentos, muitas vezes ocultos em salas e laboratórios sob domínio de pessoas mal intencionadas, nos sentimos traídos, quando a mídia irrepsonsável e outras que se deixam influenciar, publicam inverdades científicas.
Acredito que os que se pretendem sérios sobre o tema deveriam estudar meios de coibir este tipo de atitude, de forma a preservar a credibilidade daqueles que acreditam em suas informações.
Não tem muito a ver com este post mas a Exame Informática anuncia a suposta descoberta de uma máquina com 300 milhões de anos.
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/insolitos/2013/01/25/ciencia-maquina-com-300-milhoes-de-anos-descoberta-na-russia
Author
O The Voice of Russia é o mesmo sítio onde disseram que os cientistas encontraram escaravelhos em Vénus, e onde encontraram um novo Roswell, em que afinal os extraterrestres eram feitos com galinha e pão… 😛
Neste caso:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Iodinecrystals.JPG
abraços 🙂
É. Mas fica mal a uma revista com prestígio na sua área difundir estas tretas.
[…] Leitura a Frio. Feynman. Shermer (padrões). Definição de Ciência. Como funciona. Senso Comum. Método Científico (crianças nascem cientistas, deixam de ser, adultos). Chave da Ciência. Modo de Pensar. Ciência […]