Inventado o “tractor beam” de Star Trek ?
Numa universidade escocesa, cientistas afirmam que criaram pela primeira vez uma mini-versão do feixe de atracção que costumávamos ver no universo da série Star Trek. Os feixes normalmente deveriam “empurrar” as partículas e não puxá-las. E esta foi a grande novidade da descoberta: a atracção.
Neste momento, o aparelho só funciona a uma escala microscópica: conseguiu puxar minúsculas partículas suspensas na água.
O investigador principal desta experiência diz que não é possível tornar isto num enorme feixe de atracção porque a energia contida nesse feixe explodiria o objecto que se quisesse puxar. Da forma como está, já poderá ter usos na engenharia e na medicina, mas não poderá ser utilizado para atrair grandes objectos.
No entanto, as pessoas podem sonhar…
Leiam em inglês, aqui.
Quando se poderá raptar pessoas desta forma?
Crédito: Shutterstock
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
2 comentários
Este raio tractor já existe há muito tempo.
Na Terra, a CIA, o FSB e a Mossad já o têm mas só o usam em situações de aperto. Quanto ao resto do universo, existem montes de relatos de gente “sugada” por naves espaciais alienígenas.
P.S. Eu colocava aqui uma dessas caretas engraçadas mas o meu PC é a preto e branco.
Agora tem de desenvolver o campo “Warp” para se poder acelerar acima de C, sem a oposição/limitação natural do espaço-tempo.